CNJ lança cartilha com orientações para descarbonização do Poder Judiciário

Publicação traz diretrizes para que o Judiciário alcance a neutralidade de carbono até 2030

Publicação traz diretrizes para que o Judiciário alcance a neutralidade de carbono até 2030

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a cartilha “Programa Justiça Carbono Zero – Passo a Passo para a Descarbonização do Poder Judiciário”, com orientações práticas e conceituais para que os tribunais do país se adequem à meta de neutralidade de carbono até 2030. A iniciativa está alinhada à Resolução CNJ nº 594/2024, que estabelece diretrizes sustentáveis para o funcionamento do Judiciário, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A cartilha reúne conceitos fundamentais sobre mudanças climáticas, sustentabilidade institucional e políticas de mitigação de emissões. O documento também apresenta ações concretas já implementadas por órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio CNJ, incluindo o uso de energia solar, a substituição de lâmpadas por LED, o incentivo ao uso de combustíveis menos poluentes e o plantio de árvores.

Com o objetivo de facilitar a adoção das práticas, o material foi estruturado em três partes, que abordam a elaboração de inventários de emissões, a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol e as etapas para a obtenção de selos ambientais. A proposta é estimular uma cultura organizacional sustentável em todos os órgãos do Judiciário, especialmente no que se refere ao ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Confira aqui a cartilha disponível e conheça as orientações para implementar ações de descarbonização de forma planejada, integrada e eficiente no Judiciário.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital das 8 às 14 horas, no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-RN utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Verifique também como o TRE-RN atua para proteger dados pessoais e quais são os seus direitos com a Lei Geral de Proteção de Dados .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.