Palestras sobre aposentadoria marcam edição especial do Programa Terceiro Turno no TRE-RN
Evento reuniu servidores ativos e aposentados em reflexões sobre planejamento financeiro e saúde mental na transição para a aposentadoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) promoveu, nesta quinta-feira (11), uma edição especial do Programa Terceiro Turno, com foco na preparação para a aposentadoria. Realizado no Plenário Ministro Seabra Fagundes, o evento reuniu servidores ativos e aposentados em uma manhã de escuta e orientação, com palestras sobre educação financeira e saúde mental.
A iniciativa faz parte do Plano de Educação Financeira do TRE-RN e marcou as celebrações pelo Dia do Servidor Público Aposentado, comemorado em 17 de junho.
A primeira palestra foi conduzida por Caio Lima de Azevedo, consultor de investimentos e servidor do TRT da 21ª Região, que abordou estratégias de organização financeira voltadas à construção de uma aposentadoria mais equilibrada:
“O importante é começar e adquirir o hábito de investir mensalmente. Qualquer quantia serve. O dinheiro pode e deve ser um aliado para quem quer se aposentar com tranquilidade”, afirmou o palestrante.
A segunda palestra, ministrada pelo psicólogo Gildeon Mendonça, abordou os aspectos emocionais da aposentadoria, destacando a importância do autoconhecimento e do cuidado com o bem-estar mental nessa nova fase da vida.
Entre os participantes, a servidora Ana Paula Vasconcelos, do Núcleo do Centro de Memória do TRE-RN, compartilhou o significado da aposentadoria em sua trajetória:
“Já contribuí muito com meu trabalho e agora quero me dedicar mais à minha família, à minha casa e aos meus estudos. A aposentadoria representa esse tempo para as coisas mais importantes da vida”, disse.
Para Ana Esmera, diretora-geral do TRE-RN, o tema tem sido uma pauta sensível para a administração, especialmente diante do número crescente de servidores próximos da aposentadoria:
“Nossa preocupação é dupla: com a instituição, pela experiência que esses servidores carregam, e com as pessoas, para que saiam bem, com tranquilidade e qualidade de vida. É um desafio parar de trabalhar, e a gente se preocupa em cuidar do servidor também nesse aspecto”, afirmou.
O evento foi realizado pelo TRE-RN, com patrocínio da FUNPRESP-JUD e apoio da Assejern (Associação dos Servidores da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Norte).

