EJE/TRE-RN realiza curso sobre assédios e discriminações no trabalho

O curso aconteceu no COJE e teve sua aula inaugural ministrada pela advogada e professora Mariana de Siqueira

O curso aconteceu no COJE e teve sua aula inaugural ministrada pela advogada e professora Marian...

Na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), ocorreu a abertura do curso “Dialogando sobre Assédios e Discriminações no ambiente de trabalho: conhecer para prevenir”, ministrado pela advogada, professora e educadora corporativa, Mariana de Siqueira. Das 8h30 às 12h30, servidores e magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) puderam participar da aula inaugural do curso que vai durar até o dia 11 de julho, com carga horária de 40 horas. 

Dando abertura ao encontro, a Profª. Dra. Mariana de Siqueira falou sobre as desigualdades estruturais que se enraizam em nossos pensamentos e dificultam as práticas de combate a discriminações nas instituições públicas. Nesse sentido, é essencial que o letramento institucional seja colocado cotidianamente na prática do poder público como uma forma de respeitar e incluir as diversidades. “Não fomos letrados pela diversidade (…) então se nós quisermos que nas instituições não se tenham assédios e discriminações, precisamos trabalhar a diversidade”, comentou a professora. 

Falando sobre capacitismo, etarismo, machismo, racismo, e outras minorias que sofrem de discriminação, o curso proporciona reflexões sobre a importância dos processos de inclusão na Administração Pública enquanto fundamental na caminhada ao combate de assédios e discriminações. “As discriminações tiram, no ambiente de trabalho, a saúde dos trabalhadores. Por isso a Administração deve falar sobre isso”, falou a Profª. Dra. Mariana Siqueira. 

A servidora do TRE-RN, Carolina Villar, destacou a importância do curso para a formação dos agentes públicos. “O curso tem uma importância não só no âmbito institucional, para nosso relacionamento entre os colegas, mas principalmente para nosso atendimento ao público, principalmente os cartórios eleitorais”, declarou. 

A Juíza da 54ª zona eleitoral e também presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio no Ambiente de Trabalho no 1º grau, Aline Cordeiro, reforçou a relevância do curso para os servidores e gestores. “A formação é extremamente importante para que possamos compreender os tipos de assédio e desigualdades estruturais (...) esse primeiro momento é muito importante para entender com o que vamos trabalhar, para que a Comissão possa trabalhar efetivamente”, comentou a juíza. 

Esperando estar fazendo a diferença na formação dos servidores do TRE-RN, Mariana de Siqueira fala que o curso visa promover um ambiente de trabalho melhor para todos. “Na turma, foi possível perceber o entusiasmo de quem escuta e meu sentimento é de que uma semente de transformação foi plantada, o que me entusiasma enquanto cidadã”. 

O curso está alinhado à Resolução CNJ nº 351/2020, que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário, e reafirma o compromisso do TRE-RN com a construção de um ambiente institucional ético, inclusivo e saudável.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas e, na sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas;
no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido