Presidente do TRE-RN inaugura Fórum Eleitoral do município de Nova Cruz

Presidente do TRE-RN inaugura Fórum Eleitoral do município de Nova Cruz

TRE RN fachada-forum-nova-cruz

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, desembargador João Rebouças inaugurou nesta sexta-feira (23), o Fórum Eleitoral de Nova Cruz, que recebeu o nome de Ney Aranha Marinho e sediará a 12ª. Zona Eleitoral, que é composta ainda dos municípios de Montanhas, Passa e Fica e Lagoa D’Anta.

O prédio do novo Fórum tem 221,04 m2 e custou ao orçamento do Tribunal R$ 334.643,54. O terreno foi doação da prefeitura municipal de Nova Cruz e o ministro Garibaldi Filho, no exercício do mandato de senador, foi o autor da emenda parlamentar que viabilizou a construção da obra.

Para o presidente do TRE-RN, desembargador João Rebouças, a solenidade de inauguração fez o Tribunal experimentar o prazer do dever cumprido, pois viu concretizada nova etapa do programa de aparelhamento e modernização dos serviços eleitorais, fato que confirma a vitalidade moral da instituição que, segundo ele, é forjada “na devoção democrática, cujas bases esteiam-se no voto livre, consciente e responsável”.

Após afirmar que a Justiça Eleitoral, cada vez mais, centraliza as suas atenções e investimentos no eleitor, figura central de todo o processo democrático, a quem deve ser proporcionado um atendimento digno, confortável e de qualidade, o presidente destacou: “Por isso a Justiça Eleitoral brasileira, na sua busca incansável de garantir um processo verdadeiramente democrático, sempre procurou construir Fóruns funcionais e desenvolver tecnologias que garantisse uma votação que fosse ao mesmo tempo segura, célere e eficiente”.

E acrescentou: “A atual composição do TRE-RN está colhendo o fruto de seu trabalho, e deve se orgulhar e se alegrar por estar agindo para o bem do cidadão e de todos os eleitores desta 12ª Zona Eleitoral”. O desembargador João Rebouças fez questão de registrar que os trabalhos de base do projeto foram iniciados na gestão do desembargador Vivaldo Pinheiro, que conseguiu da Prefeitura a doação do terreno e iniciou as tratativas para a obtenção dos recursos, as quais tiveram continuidade na gestão do desembargador Saraiva Sobrinho.

A ampliação e consolidação do sistema de votação através das urnas biométricas também foi abordado pelo desembargador Rebouças, enfatizando que o arrojado programa de recadastramento desenvolvido pelo Tribunal já atingiu 40 municípios, sendo 26 na atual administração.

João Rebouças também falou a respeito do homenageado, o jurista Ney Aranha Marinho: “Este é um momento inimaginável pelo homenageado, cuja vida encontrou adversidades, vencendo-as todas. Portanto, por reconhecido merecimento é que o Tribunal, por proposição deste presidente, aprovou por unanimidade, o seu nome para este Fórum”, disse.

Nascido no município de Nova Cruz, em 26 de janeiro de 1926, Ney Marinho foi promotor de justiça adjunto na comarca da cidade e, por 25 anos, exerceu o cargo de Procurador do Departamento de Estradas de Rodagem – DER. Foi deputado estadual, eleito em 1954.

Também conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RN e conselheiro federal por 4 mandatos, com atuação marcante em defesa das prerrogativas dos advogados. Na profissão, atuou por mais de 40 anos, com reconhecido destaque nos diversos ramos do Poder Judiciário, inclusive perante os tribunais superiores.

“Tio Ney, como era carinhosamente chamado, era um homem de valor com uma ética e integridade vertical, era um diplomata de diálogo e de consenso, de voz calma e profunda”, disse o presidente João Rebouças para acrescentar: “Era também uma pessoa modesta, serena, simples, atenta, delicada e muito afável. Por isso ele era uma pessoa pela qual se sentia respeito, admiração e amizade”.

Coube ao advogado Claudio Marinho, filho do homenageado falar em nome da família. Disse que, sem dúvida, o que mais dava orgulho ao seu pai, dentre tantos ofícios que exerceu, era o de advogado a vida toda e o consagrado reconhecimento de seus colegas que o conduziram por quatro mandatos consecutivos ao Conselho Federal da OAB. “A natureza humana tem o seu ponto de equilíbrio no sucesso, ou mesmo e às vezes na pura despretensão. Mas quase sempre na coerência das vocações de cada um, onde estiver a vocação”, disse.

O juiz da 12ª. Zona eleitoral, Ricardo Henrique de Farias, ao falar aos presentes na solenidade de inauguração, disse da satisfação pela inauguração da obra, reforçando os agradecimentos ao desembargador Vivaldo Pinheiro, ao prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda e ao ministro Garibaldi Filho pelo empenho dedicado à concretização do empreendimento.

Também discursou na solenidade o prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, que agradeceu a obra e disse da satisfação pela homenagem prestada ao filho ilustre da cidade. Já o ministro Garibaldi Filho lembrou os tempos de radicalismo entre as famílias Alves e Marinho, na década de 60 e destacou o comportamento de Ney Marinho, sempre conciliador e preservando todas as amizades. O ministro também disse que vai se empenhar no sentido de viabilizar uma emenda parlamentar para a urbanização da área onde foi construído o Fórum.

Participaram da solenidade, os juízes membros da Corte do TRE-RN, Carlo Virgílio e Verlano Medeiros e a diretora-geral, Andréa Campos.

Também estiveram presentes no evento, além do prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, os prefeitos de Lagoa D’Danta, João Paulo Guedes Lopes: de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa; de Montanhas, Algacir Antonio e Lima Januário e de São José do Mipibu, Arlindo Dantas.

E ainda: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho; o advogado e ex-Procurador Regional Eleitoral, Armando Holanda; o deputado estadual Fábio Dantas, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Motta; o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire; o advogado Valério Marinho; o padre Iranildo Augusto que benzeu as instalações do Fórum e familiares do homenageado, entre eles a viúva de Ney Marinho, Marilda Marinho.

O grupo de danças Instituto Cultural Macambirais, do município de Passa e Fica fez uma apresentação aos presentes encerrando a solenidade.

 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido