Eleitores com voto facultativo também devem fazer o recadastramento biométrico

Eleitores com voto facultativo também devem fazer o recadastramento biométrico

Biometria Governador Dix-Sept Rosado (foto 3)

A revisão do eleitorado de Natal com cadastramento de dados biométricos, que teve início no dia 17 de julho, é obrigatória para todos os eleitores da capital do Rio Grande do Norte, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Os eleitores facultativos não são obrigados a votar, mas devem fazer o recadastramento se quiserem continuar votando, já que quem não comparecer à revisão terá o título cancelado. Para que isso não aconteça, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) disponibiliza, diariamente, no Fórum Eleitoral de Natal, atendimento preferencial para o público com mais de 60 anos. 

O eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado e poderá ser impedido de obter passaporte, receber salários de função ou emprego público e obter empréstimos em bancos oficiais do governo, além de não poder assumir cargo ou função pública, renovar ou realizar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter certidão de quitação eleitoral, entre outros. O título também é documento indispensável para a manutenção do CPF e, consequentemente, para que o recebimento de benefícios sociais, como o bolsa-família, não seja suspenso. A Polícia Federal ressalva, no entanto, que não é exigida certidão de quitação eleitoral para os menores de 18 e maiores de 70 anos, na hora de solicitar o passaporte.  

Durante o recadastramento, são atualizados os dados cadastrais e capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, e colhidas sua assinatura e foto. O eleitor já sai com o título novo na mesma hora. Para o atendimento, o eleitor deve levar consigo o título de eleitor, documento oficial com foto e comprovante de residência em Natal, que pode ser conta de água, luz, telefone, fatura de cartão de crédito, dentre outros.

Agendamento

O TRE-RN programou para o recadastramento de Natal 4 etapas de atendimento, seguidas de acordo com os meses de nascimento de cada eleitor. Para a primeira etapa, entre 17 de julho e 17 de agosto, os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março deverão agendar seus atendimentos por meio do site www.tre-rn.gov.br ou pelo telefone 3654-5000. Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral de Natal, onde está instalada a central de atendimento, na rua Rui Barbosa, s/nº, Tirol, por trás do IFRN, das 8h às 18h, de segunda a sábado.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido