Termina encontro de presidentes dos TRE's em Teresina

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro José Antônio Dias Toffoli, em Teresina na última sexta-feira (17), participou da 65ª Reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para tratar assuntos relacionados às funções institucionais da Justiça Eleitoral, como a comunicação eletrônica de atos processuais, diretrizes do CNJ à Justiça Eleitoral, o rezoneamento com a redistribuição de eleitores e a criação de cargos na Justiça Eleitoral.
Pelo Regional potiguar estão presentes, a presidente em exercício, desembargadora Maria Zeneide Bezerra e a diretora geral, Ana Esmera Pimentel que além de contribuírem nas discussões inerentes a pauta, tratam dos preparativos para o 36º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais programado para acontecer em Natal, no próximo mês de junho.
Ao longo do dia, o ministro Dias Toffoli e os presidentes dos TREs debateram assuntos relacionados às funções institucionais da Justiça Eleitoral, como a comunicação eletrônica de atos processuais, o rezoneamento e redistribuição de eleitores e a criação de cargos na Justiça Eleitoral. O presidente do TSE destacou ainda que o evento possibilitou “fazer um intercâmbio de experiências” entre os tribunais.
O Coptrel também contou com palestra do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, e teve em sua programação a apresentação da peça de teatro Voto Consciente. Ao final do evento, foi redigida e divulgada a Carta de Teresina.
RCN e reforma política
Em entrevista a jornalistas, o presidente do TSE ressaltou a importância da proposta de criação do RCN, que visa estabelecer uma identificação centralizada do cidadão brasileiro a ser emitida pela Justiça Eleitoral. Ele explicou que a medida será mais um mecanismo para garantir a segurança durante o processo eleitoral e informou que o projeto do RCN deverá ser encaminhado em maio para o Congresso Nacional.
“O país já está investindo dinheiro na biometria e apresentamos essa proposta do registro civil nacional de identificação do cidadão brasileiro, desde o nascimento até a morte. As informações irão para uma base única de dados, que é a Justiça Eleitoral, dando maior segurança na identificação das pessoas, garantindo que o eleitor não está se passando por outro”, afirmou o ministro.
Ele acrescentou que já há no TSE um grupo instituído trabalhando em toda a logística necessária para a implementação do projeto. “Isso será um grande ganho para a população brasileira e também um desafio para a Justiça Eleitoral."
O presidente do TSE também falou sobre reforma política e defendeu a diminuição dos gastos de campanha. “É necessário que se tenha um teto para gastos durante a campanha. Hoje, o candidato gasta o quanto quiser e puder, e isso tem que ser mudado. Apresentamos na semana passada uma proposta ao Congresso Nacional que limita as doações e os gatos nas eleições. Também precisamos que haja mais transparência na prestação de contas”, destacou.
Medalha
Durante a solenidade de abertura do encontro, o ministro Dias Toffoli recebeu das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Edvaldo Moura, a Medalha do Mérito Eleitoral do Piauí.
CARTA DE TERESINA - PI
O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS - COPTREL, em sua sexagésima quinta reunião realizada no dia dezessete do mês de abril do ano de dois mil e quinze, na Cidade de Teresina – Piauí, após deliberar sobre os temas constantes da pauta, de manifesta relevância para Justiça Eleitoral e para a democracia brasileira, concluiu:
- Fixar como diretriz do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais a promoção e o resguardo da independência do Judiciário Eleitoral;
- Oficiar ao Tribunal Superior Eleitoral, consultando sobre a possibilidade de suspender a execução da Resolução nº 23.433/2014, que criou funções e cargos nas estruturas das Escolas Judiciárias Eleitorais, até a regulamentação legal do tema, bem como intermediar o diálogo entre os Tribunais Regionais Eleitorais para que juntos possam compartilhar problemas e soluções, no intuito de fortalecer essas instituições;
- Consolidar o entendimento de que os Tribunais Regionais Eleitorais atuam dentro dos limites que a legislação lhes permite, no aspecto da atividade administrativa que lhes compete;
- Apoiar a tramitação no Senado do PL nº 7.920/2014, que propõe a revisão do Plano de Carreira e remuneração dos servidores do Poder Judiciário Federal;
- Implementar o Projeto Cidadania Eleitoral em cada Estado, pelos Tribunais Regionais Eleitorais, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância das eleições e do voto em escolas, colégios e universidades.
- Afirmar que, em face da Nota Técnica nº 2/2014, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a conveniência e necessidade da requisição de servidoresno âmbito da Administração Pública é da Justiça Eleitoral, nos termos das leis de regência e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, bem como assegurando a prerrogativa da indicação nominal do servidor requisitado.
- Manifestar-se veementemente de forma contrária à proposta de unificação das eleições contida na reforma política discutida no Congresso Nacional.
Desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro
Presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos TREs
Desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz-Lima Cordeiro
Vice-Presidente do TRE-AC
Desembargador Sebastião Costa Filho
Presidente do TRE-AL
Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura
Presidente do TRE-AM
Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes
Presidente do TRE-CE
Desembargador José Cruz Macedo
Vice-Presidente do TRE-DF
Desembargador Walter Carlos Lemes
Presidente do TRE-GO
Desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa
Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-MA
Desembargador Luiz Ferreira da Silva
Vice-Presidente do TRE-MT
Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges
Vice-Presidente do TRE-MS
Desembargador José Aurélio da Cruz
Vice-Presidente do TRE-PB
Desembargador Fausto de Castro Campos
Presidente do TRE-PE
Desembargador Edvaldo Pereira de Moura
Presidente do TRE-PI
Desembargador Jucimar Novochadlo
Presidente do TRE-PR
Desembargadora Maria Zeneide Bezerra
Presidente em exercício do TRE-RN
Desembargador Péricles Moreira Chagas
Presidente do TRE-RO e Secretário do Colégio de Presidentes dos TREs
Desembargador Mauro José do Nascimento Campello
Presidente do TRE-RR
Desembargador Marco Aurélio Heinz
Presidente do TRE-RS
Juiz Vilson Fontana
Juiz-Membro do TRE-SC
(Com informações TRE-PI e TSE)

