Escola Judiciária Eleitoral destaca ações em encontro de Escolas Legislativas do RN

Diretora da EJE e juíza suplente do TRE-RN, Drª Érika Paiva representou a Justiça Eleitoral potiguar no evento

Na manhã desta segunda-feira (17) foi realizado o I Encontro dos Representantes das Escolas do Legislativo do Rio Grande do Norte, na Escola da Assembleia Legislativa do RN. A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), Dra. Érika Paiva Duarte Tinôco, representou a Justiça Eleitoral potiguar no evento, falando sobre as ações educacionais realizadas pelo TRE-RN por meio da EJE.

Essas ações e as metas primárias da EJE são determinadas pelo Plano Estratégico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte (Pejern). A magistrada destacou que, no ciclo 2016-2020 do Pejern, as metas estabelecidas são promover a educação política do eleitorado potiguar e combater a corrupção eleitoral.

Dessa forma, o órgão realiza palestras informativas, simulações de processos eleitorais e exposições históricas em parceria com instituições públicas e privadas de todo o estado, como escolas e casas legislativas.

Para os primeiros quatro meses de 2020, a EJE já firmou parceria com seis escolas da Grande Natal, onde vai promover eleições internas para ensinar a cerca de 5 mil adolescentes menores de 16 anos como funciona o processo eleitoral. Serão realizadas eleições para líderes de sala, grêmios estudantis e plebiscitos para os estudantes votarem sobre questões internas das instituições.

Além disso, para introduzir crianças do Ensino Infantil ao processo eleitoral, a EJE também realiza eleições fictícias, com personagens de desenhos infantis. "Os estudantes manipulam a urna como em uma eleição real e o equipamento fica assimilada na memória afetiva graças ao momento lúdico do qual elas participam", explicou a diretora da EJE.

Palestras

No ano de 2020, duas temáticas prevalecerão nas palestras promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral. A participação da mulher no processo eleitoral e a segurança do processo eleitoral eletrônico são os dois temas a serem abordados nos eventos em que a EJE participar. Esses assuntos se tornaram relevantes nos últimos anos, com a criação da cota de gênero no Fundo de Candidaturas e com o questionamento de eleitores e candidatos sobre a integridade das urnas eletrônicas.

Exposições

Outra atividade desenvolvida pela EJE, em parceria com o Centro de Memória do TRE-RN, são exposições históricas. Essa ações contam com a exibição de itens e artigos antigos usados ao longo da história eleitoral do Brasil e do Rio Grande do Norte. Esse resgate busca mostrar o processo histórico e a importância de alguns feitos para a democracia no País e no estado.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido