EJE participa de reunião sobre a segunda edição do Parlamento Jovem Camarense

Parlamento contará mais uma vez com apoio pedagógico e logístico da EJE

Parlamento contará mais uma vez com apoio pedagógico e logístico da EJE

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-RN) deve realizar em 2023, a segunda edição do projeto Parlamento Jovem de João Câmara. A diretora da EJE/TRE-RN, a juíza Ticiana Nobre, participou nesta segunda-feira (27), na Câmara Municipal de João Câmara/RN de uma reunião com o vereador Gilberto Honorato, presidente da Câmara do município, e Marcos Júnior, Coordenador do Parlamento Jovem da cidade.

O objetivo do Parlamento é possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas de João Câmara uma percepção geral sobre diversos aspectos da democracia participativa, Podem participar do projeto alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 14 e 17 anos, desde que estejam matriculados e frequentando as aulas.

“Esse projeto é muito relevante para a educação política dos jovens de João Câmara. Visto que receberão orientações e apoio para desempenharem uma função de vereadores honoríficos,  cada um representando sua escola e nicho social. É uma forma de sedimentar o pensamento político crítico nos jovens, para que estes se sintam parte efetiva da sociedade”, disse João Milton, chefe da 10ª zona eleitoral de João Câmara.

A diretora da EJE/TRE-RN destaca ainda outros projetos que são executados através da Escola Judiciária e que proporcionam a conscientização em relação à escolha de lideranças. “O Projeto Eleitor do Futuro, onde nossos servidores do TRE-RN visitam escolas e fazem palestras sobre liderança, escolha consciente, democracia e voto, é um desses projetos de cidadania que o Tribunal desenvolve para preparar os jovens eleitores. Nessas ações nós ainda levamos as urnas e realizamos eleições de grêmio e de líderes de sala. E o Parlamento Jovem da mesma maneira, tenta preparar esses jovens para a democracia participativa. E para este ano, o objetivo da Escola Judiciária é expandir ações desse tipo”, disse Dra. Ticiana Nobre.

O Parlamento Jovem Camarense teve sua primeira edição lançada em agosto de 2022, onde já contava com o apoio pedagógico e logístico da Escola Judiciária para sua execução. Para este ano de 2023, a Escola Judiciária irá oferecer o mesmo apoio na realização do projeto.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido