22ª Zona Eleitoral diploma 9 vereadores mirins em Carnaúba dos Dantas

Os diplomados são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do município e exercerão mandato de um ano

Os diplomados são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do munic...

Na última quinta-feira (11), a 22ª zona eleitoral, localizada em Acari, realizou a diplomação de nove vereadores mirins e seus suplentes, participantes do Programa Câmara Mirim de Carnaúba dos Dantas. Todos são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e estudantes de quatro escolas: Instituto Educacional Carnaubense (IEC), Escola Municipal Francisco Macedo Dantas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Clívia Marinho Lopes e Escola Municipal Cônego Ambrósio da Silva.

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município com a presença da juíza eleitoral Ana Maria Marinho de Brito, do promotor eleitoral Silvio Ricardo Gonçalves de Andrade Brito, do chefe de cartório da 22ª zona eleitoral Frederiko Stenio de Araújo, de servidores da Câmara, dos estudantes diplomados, dos professores e dos pais. “A alegria das crianças era contagiante. Alguns, apesar da pouca idade, já falam com muita desenvoltura. Os vereadores mirins da última legislatura passaram um pouco da suas experiências, exortando aos novatos que não se inibissem no exercício do cargo”, comentou o chefe de cartório Frederiko Stenio de Araujo. 

Programa Câmara Mirim

O Programa Câmara Mirim foi criado pelo Poder Legislativo do município conforme o projeto de Lei 1.210, de 22 de dezembro de 2022, e desenvolvido por meio da Escola do Legislativo Emília de Rodat Dantas de Souza, que tem como objetivo despertar no jovem a consciência da cidadania aliada ao entendimento dos aspectos políticos da vida em sociedade, como também permitir aos estudantes compreender as funções de um vereador. 

Em março de 2024, o Programa firmou acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com as assinaturas do Presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, da Diretora da EJE-RN, juíza Ticiana Nobre e da presidente da Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas, vereadora Marli de Medeiros Dantas. 

Na primeira etapa, servidores da EJE realizaram palestras de sensibilização nas escolas participantes, prepararam as urnas eletrônicas para as eleições, treinaram mesários e eleitores para a votação eletrônica, supervisionaram todas as etapas das eleições e realizaram a diplomação dos eleitos.

“É sempre motivo de muita emoção participar dessas ações de cidadania e inclusão. No dia em que realizamos as eleições, uma das crianças eleitas chegou pra mim chorando, dizendo que era autista e que estava emocionado porque não achava que os colegas iriam votar nele. São esses momentos que recompensam qualquer esforço que estejamos fazendo em nome da formação cidadã dessas crianças”, relatou emocionado o chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida.

A segunda parte do projeto, após a diplomação, é conduzida exclusivamente pela Câmara de Vereadores, que empossa os vereadores mirins e desenvolve atividades parlamentares, possibilitando a experiência de compreender como funciona o Poder Legislativo. 

O que farão os vereadores mirins eleitos

Os vereadores mirins participarão de todas as reuniões da Câmara Mirim, realizadas semestralmente conforme calendário. Nas reuniões, os representantes debaterão uma pauta elaborada por eles, com propostas para o desenvolvimento da escola ou da cidade. As sessões são públicas e transmitidas pela TV Câmara. 

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido