Eleições escolares em escolas privadas da capital têm apoio do TRE-RN

Parceria entre instituições de ensino e Escola Judiciária Eleitoral prevê realização de palestras e eleições com uso de urnas eletrônicas

Parceria entre instituições de ensino e Escola Judiciária Eleitoral prevê realização de palestra...

A Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (EJE/TRE-RN), através do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS), está realizando nestes primeiros meses do ano, eleições escolares em várias escolas públicas e privadas de Natal e também do interior, incluindo Macau e Mossoró. As ações fazem parte do Projeto Eleitor do Futuro, que visa preparar jovens para o processo democrático. 

A parceria da EJE com as escolas envolve dois momentos. No primeiro, a Justiça Eleitoral leva um representante à escola para ministrar palestras aos estudantes que envolvem a importância do voto, da participação feminina na política, da democracia, das qualidades de um bom líder, entre outros assuntos ligados à política. A partir de então, as turmas decidem quem serão seus representantes como líderes de sala e do grêmio estudantil. Os nomes dos candidatos são enviados para o TRE-RN e as urnas são preparadas com foto, nome e número dos candidatos para que sejam realizadas as eleições nas escolas, utilizando as urnas eletrônicas. 

“Esse é um processo muito interessante porque desde cedo a gente está incentivando esse jovem a entender o processo democrático, respeitar a escolha da maioria e cobrar ações desses líderes. Além disso, eles conhecem desde cedo como funciona a urna eletrônica e experimentam exercer o direito ao voto”, explica a coordenadora do NCAS, Andressa Castro. Ao final do processo eleitoral as escolas realizam as cerimônias de posse e os eleitos começam a participar dos processos administrativos e burocráticos do regimento interno.

Durante o mês de fevereiro, o NCAS realizou duas palestras e uma eleição; em março, foram feitas nove eleições, três palestras e uma ação de cidadania. Agora em abril, estão previstas a realização de doze eleições e três palestras sobre a prática democrática e o compromisso do eleitor do futuro. Para maio, o calendário ainda está sendo preparado, mas já tem previsão de realização de cinco eleições e duas palestras. 

Neste mês de abril, as unidades do Colégio CEI, em Natal, estão fazendo eleições em parceria com o TRE-RN. “Uma coisa importante pra gente pensar é que a formação desse eleitor do futuro é também de responsabilidade da escola, uma vez que esta promove uma formação integral. Então o aluno está aqui para poder pensar sobre esse lugar: como fazer essa escolha responsável, consciente, pensando nas propostas. E uma coisa super importante que abrilhanta ainda mais o nosso projeto é a parceria com o TRE, porque os meninos podem sentir na prática, serem mesários, estar em contato com as urnas, com o processo real do que nós, eleitores, já fazemos fora daqui da escola”, comentou Ana Beatriz Cortez, psicóloga escolar do ensino médio da unidade Roberto Freire. 

As práticas das eleições escolares já ocorrem há vários anos, em parceria do TRE-RN com escolas públicas e privadas do Estado. Essa parceria promove feitos que estimulam e orientam os jovens sobre a importância do voto consciente e de como funciona a Justiça Eleitoral do país. “Eu tenho 17 anos, pretendo tirar meu título de eleitor pois estou muito ansiosa para participar de uma eleição pela primeira vez, e eu espero que a cada ano que passe, mais adolescentes consigam tirar o título para fazer a diferença no nosso país”, relatou Ana Luiza, aluna do 3º ano do ensino médio, após participar ativamente como mesária nas eleições da sua escola. 

Em 2024, ano de eleições municipais, o NCAS/EJE/TRE-RN encerra as ações nas escolas no mês de maio. Após esse prazo, as urnas não podem mais passar por empréstimos para que sejam preparadas para o pleito.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido