LIODS realiza oficina sobre linguagem simples para assessores jurídicos

Oficina faz parte do projeto “Justiça Eleitoral Simples Assim” que pretende tornar a linguagem do Tribunal mais acessível

Oficina faz parte do projeto “Justiça Eleitoral Simples Assim” que pretende tornar a linguagem d...

O significado de cada decisão judicial tomada pela corte do TRE-RN deve ser compreendido pelo cidadão comum. Este é o objetivo final do uso da linguagem simples, e este foi o tema da oficina  que aconteceu na tarde desta terça-feira (26) no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) Alzira Soriano. 

A juíza Ana Paula Barbosa, coordenadora do LIODS e o juiz federal Fábio Luiz Oliveira Bezerra, membro da Corte, coordenaram os trabalhos da oficina que contou com a participação dos servidores lotados nos gabinetes dos juízes da Corte.

A oficina faz parte do projeto “Justiça Eleitoral Simples Assim” que tem por finalidade aproximar a sociedade do judiciário eleitoral, fazendo com que as decisões tomadas pelo colegiado sejam compreendidas pelos diversos usuários desta justiça, seja o público especializado como magistrados, advogados, promotores e demais operadores do direito ou o cidadão comum.

Para tornar possível o uso da linguagem simples no lugar do “juridiquês” é preciso que sejam adotadas medidas que visam a padronização na formatação da apresentação das decisões, que elas passem a ser de fácil compreensão e clareza e que respeitem a individualidade e as noções básicas de direitos humanos.

Os participantes da oficina foram divididos em grupos para discussão e elaboração de sugestões e providências a serem tomadas para a implantação da linguagem simples no âmbito do TRE-RN.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido