TRE-RN sediará evento sobre Discriminação Religiosa
O evento faz parte do projeto “Sob o olhar da dor”, do TRT21, e está sendo realizado em parceria com o TRE-RN e o TJRN

Nesta sexta-feira (23), às 9h, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), acontecerá o evento “Discriminação religiosa por racismo: a igualdade de gêneros e acolhimento nas religiões de matriz africana” que tem como objetivo discutir temas como igualdade de gêneros, acolhimento nas religiões de matriz africana e racismo. A palestra será mediada pelo juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), Magno Kleiber Maia e terá como convidado Umberto Gonçalves de Barros.
O evento é uma realização do Subcomitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT21, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O projeto “Sob o olhar da dor”, desenvolvido pelo Subcomitê, foi pensado para assumir muitas interfaces: um espaço para discussão sobre as dores ligadas a todas as pessoas que sofrem preconceito, assédio e discriminação por estarem simplesmente no mundo onde somente pessoas com determinadas características são bem-vindas.
Sobre os convidados
Umberto Gonçalves de Barros é historiador e trabalhou em diversas pesquisas históricas que embasaram sambas enredo de várias escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mas para além de sua formação acadêmica, tem ajudado a fazer história e mudar o curso dela, tendo, por seu sacerdócio como Babalawo, se entregado ao serviço da obra de Deus e aceitado missões de mudar as vidas, e através disso, mudar a história de cada uma das pessoas que já foram amparadas por seu abraço. Dedicou toda a sua vida à espiritualidade, carregando em si as marcas e as dores das feridas (ainda abertas) dos ataques preconceituosos por causa de sua classe, cor de pele e religião, que se tornou o norte de sua vida.
Magno Kleiber é juiz do TRT 21ª Região desde 2002. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Já atuou como Juiz Auxiliar da Presidência do TRT21 entre maio de 2018 e janeiro de 2019. É instrutor de Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Vencedor da 8ª Edição do Prêmio Conciliar é Legal, na categoria Tribunal Regional do Trabalho. Representa o CNJ no Termo de Cooperação Técnica n. 17, firmado pelo CNJ, Conselho Federal da OAB e OAB do Distrito Federal e autor do Projeto de Incentivo de Estudos e Práticas em Mediação para a Advocacia, apresentado no I Seminário de Aproximação Institucional.
Os tribunais envolvidos convidam todos os cidadãos a participarem do evento que ocorrerá no dia 23 de maio, no Plenário do TRE-RN. O momento discutirá pautas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa para todos, possibilitando a construção de uma democracia mais participativa e igualitária.
Para acompanhar a transmissão pelo YouTube, acesse: https://www.youtube.com/user/justicaeleitoralrn

