TRE-RN reúne servidores e magistrados para impulsionar biometria
RN tem mais de 138 mil eleitores sem biometria coletada. Prazo final para eleições 2026 é 6 de maio

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargadora Lourdes de Azevêdo, realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma reunião com servidores e magistrados das cinco zonas eleitorais de Natal (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 69ª), das duas zonas de Mossoró (33ª e 34ª) e da zona de Parnamirim (50ª), para pedir apoio em ações coordenadas de incentivo à coleta de biometria nos meses de março e abril.
A iniciativa visa aumentar o número de eleitores com digital cadastrada no sistema eleitoral antes do fim do alistamento, em 6 de maio. O foco recai sobre municípios com maiores pendências: Natal, com 30.659 eleitores sem biometria (5,45% do eleitorado); Mossoró, com 10.266 (5,61%); e Parnamirim, com 10.167 (7,15%).
O Rio Grande do Norte tem 2.613.681 eleitores aptos a votar, mas 138.224 não possuem biometria coletada — muitos devido a inconsistências em cadastros antigos ou alistamentos na pandemia, quando não era obrigatória.
Durante março e abril, as zonas eleitorais, com apoio do TRE-RN, montarão pontos extras em shoppings e outros locais para atender eleitores à tarde, à noite e nos fins de semana.
Importância da Biometria
A biometria garante identificação única e segura dos eleitores, prevenindo fraudes como votos em nome de terceiros. Ao comparar impressões digitais com os dados cadastrados, o sistema libera o voto automaticamente, reduzindo erros humanos e acelerando o processo.
A coleta é gratuita, realizada em cartórios eleitorais e leva cerca de 10-15 minutos.
Benefícios Adicionais
- Facilita o uso do e-Título com foto como documento oficial de identificação.
- Contribui para a Identificação Civil Nacional (ICN), integrando dados com CPF para serviços como INSS e Gov.br (selo Ouro).

