PIELEI 2026: servidores do TRE-RN discutem planejamento das Eleições 2026
A partir de agora, os setores e zonas eleitorais tem um norte para desenvolver as ações de execução e planejamento

Na manhã desta quarta-feira (29), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), servidores de diversos setores e das zonas eleitorais do regional se reuniram para discutir o Plano Integrado das Eleições 2026. Sendo apresentado pelo Secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), o servidor Marcos Maia, a elaboração do PIELEI 2026 levou em consideração as experiências das eleições anteriores, as análises e apontamentos das avaliações anteriores, e a identificação dos pontos positivos e negativos.
O objetivo da elaboração do projeto é, principalmente, o atendimento aos eleitores com qualidade e eficiência, mantendo o cadastro eleitoral atualizado e fornecendo informações necessárias para o pleno exercício do voto. Dentre os temas debatidos, discutiu-se o fechamento externo e interno do Cadastro Eleitoral, os canais de atendimento ao eleitor, a transparência temporária de eleitor (TTE), o Disque Eleições, os recursos financeiros e de pessoal disponíveis para a execução das eleições, dentre outros assuntos relevantes.
Ao falar dos preparativos e planejamento das eleições, Marcos Maia ressaltou a integração entre as áreas do TRE-RN e outros órgãos que colaboram com a realização das eleições. “O planejamento é integrado e unitário, envolvendo todos do TRE e outras secretarias (...) A partir de agora todos têm um norte para seguir suas atividades, seja de execução ou planejamento”, comentou.
O encontro marcou o início das ações de preparação do TRE-RN para o próximo pleito, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral potiguar com a organização, a transparência e a eficiência das Eleições 2026.

