TRE-RN é finalista da 1ª edição do Prêmio Justiça Eleitoral
Com dois projetos diferentes, o TRE-RN está entre os 21 projetos finalistas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, na última sexta-feira (24), as 21 iniciativas finalistas da 1ª edição do Prêmio Justiça Eleitoral. As premiações estão divididas em sete categorias: Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral; Combate à Desinformação; Eficiência na Comunicação; Redução das Desigualdades de Gênero, Raça, Etnia e Idade; Acesso à Justiça Eleitoral; Eleitor Comprometido; e Mesário Exemplar.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) está como finalista em duas categorias: Acesso à Justiça Eleitoral, com o projeto “Engajamento democrático inclusivo: voto jovem e PCD”, e Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral, com a iniciativa “A voz da experiência”.
O projeto “Engajamento democrático inclusivo voto jovem e PCD” faz parte de um projeto desenvolvido pelo chefe de cartório Adriano Nóbrega, da 68ª zona eleitoral. O projeto contempla ações que levam palestras sobre cidadania, democracia, direito ao voto e inclusão em escolas e instituições que trabalhem com a garantia de direitos das pessoas com deficiência visual, auditiva, com Síndrome de Down e que estejam no espectro autista.
Já o projeto “A voz da experiência”, de iniciativa do chefe de cartório da 26ª zona eleitoral, Bonieck Batista Gomes, prevê a realização de diversas ações de cidadania incluindo palestras, rodas de conversas e instalação de postos de atendimento temporário, tanto na zona urbana como na zona rural, tendo como público-alvo principal os idosos.
Dentre os objetivos do Prêmio Justiça Eleitoral, destacam-se: contribuir para o fortalecimento da Justiça Eleitoral; identificar, reconhecer e dar visibilidade às boas práticas voltadas à promoção, defesa e garantia do direito ao voto e da preservação da democracia; proporcionar o intercâmbio de experiências e de informações entre os órgãos da Justiça Eleitoral; e aprimorar as políticas públicas voltadas à promoção e ao desenvolvimento dos processos democráticos.
Para saber mais sobre o prêmio, acesse o site do TSE.

