TRE-RN recebe a visita de estudantes do SESI/RN
18 líderes e vice-líderes de turma conheceram nesta manhã a Casa da Democracia

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu na manhã desta terça-feira (28) a visita de 18 estudantes da instituição SESI/RN para conhecerem as instalações do cartório eleitoral e da Sede Administrativa, onde funcionam o Plenário e o Centro de Memória, espaços que estavam programados no roteiro para serem apresentados, bem como o seu contexto histórico. A visita foi guiada pela servidora do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais (NCAS), Andressa Castro, e os alunos estavam acompanhados pelas psicólogas da Unidade SESI de São Gonçalo do Amarante, Anne Loyse Silva de Oliveira e Luciana Aparecida de Araújo Pereira.
A parceria SESI/RN e TRE-RN já ocorre há alguns anos e as palestras do Projeto Eleitor do Futuro, que visam orientar crianças e adolescentes para a vida cidadã e a importância da democracia e do voto consciente, são ministradas pela equipe que compõe a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RN (EJE/TRE-RN). Na instituição em questão, a EJE esteve presente durante o mês de maio, levando sua missão formativa até os eleitores jovens. Durante os dias 7 e 8 de maio, houveram as palestras que apresentavam como funciona o processo eleitoral, com resgates da história sobre o pioneirismo feminino potiguar, como a primeira mulher eleita prefeita na América Latina, além de ser o primeiro Estado que concedeu às mulheres o direito de votar, e também. Também foram realizadas palestras sobre o desenvolvimento de urnas eletrônicas, que permite eleições mais seguras e transparentes. Já nos dias 21 e 22 de maio, os estudantes puderam ter seu primeiro contato com a urna eletrônica e exercer o seu direito ao voto em eleições escolares para a definição de líderes de turma.
A servidora Andressa Castro, que conduziu a visita, falou sobre a importância desse contato do público jovem com a Casa da Democracia por meio de parcerias entre o Regional e instituições que atendem crianças e adolescentes em formação. “Tivemos a oportunidade, como Escola Judiciária Eleitoral, de ir até o SESI, dar a palestra sobre cidadania, democracia e voto consciente. Os estudantes se candidataram e aqui estão todos os eleitos para a liderança do SESI de 2025. Nesta manhã eles tiveram a oportunidade de vir até a Justiça Eleitoral, conhecer o Centro de Memória e o Plenário. Este tipo de visita é muito importante para aproximar os estudantes do TRE-RN e o TRE-RN do povo”, comentou Andressa.
O contato do público jovem com o processo eleitoral auxilia na formação do pensamento crítico e no reconhecimento dos avanços do sistema na busca de eleições mais seguras, transparentes e confiáveis, além da promoção de acessibilidade e inclusão a grupos historicamente segregados, como mulheres e pessoas com deficiência. Para os estudantes, a experiência foi extremamente relevante para a formação cidadã de cada um. “Hoje é um momento muito legal, de estar aqui no TRE, estudar a história e ter o contato com as urnas eletrônicas. Então ter a oportunidade de tirar o meu título de eleitor e exercer a minha cidadania, em prol da democracia, é muito importante. E conhecer o sistema, que é muito verídico, é fundamental para a nossa jornada”, afirmou o estudante Guilherme Massami Aoyama Contreras, de 16 anos, que aproveitou a visita ao cartório para emitir o seu primeiro título de eleitor.
A líder da turma do 3º ano do ensino médio, Yasmim Kyvia Leite Duarte, tem 18 anos e aos 16 já realizou a emissão do seu título e votou pela primeira vez, aos 17 anos, nas Eleições Municipais de 2024. Para ela, “Está sendo uma experiência única, um momento de aprendizado e de aprofundar aquilo que a gente já sabia. O TRE já visitou o SESI há alguns anos, e agora estamos conhecendo de perto quem foram as personalidades importantes da história. E quando eu fui votar nas eleições do ano passado, foi uma experiência fácil pra mim, pois já tinha tido o contato com a urna por meio do TRE”, afirmou a líder de turma.
O grupo esteve presente sob a coordenação das psicólogas da rede de ensino, e destacaram a gratidão “Hoje tivemos a honra de visitar o Tribunal Regional Eleitoral. Estamos aqui com todos os nossos líderes e vice-líderes eleitos pelo Projeto de Liderança 202, pra ter uma vivência prática e conhecer a instituição, entender como é o funcionamento da democracia no Rio Grande do Norte. Nós temos essa parceria com o TRE há cerca de 3 anos, na qual o TRE trás palestras e o aluno tem a vivência com a urna eletrônica e com o processo eleitoral”, disse Anne Loyse. “É muito importante trazer esse jovem para conhecer esse mundo, para se identificar mais e poder, também, dentro do período entre os 14 a 16 anos, já começar a pensar sobre a questão do voto consciente, de pesquisar e se inteirar sobre os seus representantes”, complementou a psicóloga Luciana Pereira.

