Catálogo reúne Obras de Arte do TRE-RN

A produção da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) reúne as 50 obras gentilmente doadas por magistrados, advogados e servidores

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Glauber Rêgo, recebeu nesta sexta-feira (21) um catálogo com todas as obras de arte doadas ao Regional durante o biênio 2018-2020.

A produção da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) reúne as 50 obras gentilmente doadas por magistrados, advogados e servidores.  A publicação foi editada pelo servidor Rey Vinas com a produção da equipe da Ascom coordenada pela jornalista Virgínia Coelli Rocha.

Além dos desenhos, pinturas, esculturas e fotografias doados, o catálogo registra ainda uma biografia do artista e o nome do doador."A ideia de produzir o catálogo surgiu para registrar a ousadia de uma gestão que valorizou a Cultura Potiguar e foi além da sua missão que é a defesa da democracia", disse a jornalista Virgínia Coelli Rocha,

O catálogo é fruto de uma política de promoção cultural, criada através da Resolução nº 57/2018, que abriu  espaço para um programa voltado às artes e à cultura, em especial às artes plásticas.


Clique aqui e conheça nosso catálogo

Saiba Mais sobre a Política Cultural do TRE-RN

O Judiciário Eleitoral há mais de uma década posiciona-se entre as instituições públicas que na prática atribuem valor diferenciado ao patrimônio artístico e cultural do país. Há 12 anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurava, sob a gestão do ministro Marco Aurélio Mello, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) no Rio de Janeiro, em um imponente prédio histórico da rua 1º de Março (Centro). Após seis anos de inatividade, o CCJE foi por fim reativado na gestão do ministro Gilmar Mendes, em dezembro de 2016, e abre até hoje seus espaços a eventos musicais e exposições de obras de arte, entre outras manifestações, sob a coordenação do TSE.

Seguindo esse mesmo espírito e compromisso, o TRE-RN, após a inauguração de sua nova sede, na avenida Rui Barbosa (Tirol), também votou atenção às manifestações culturais, reconhecendo a importância de a instituição atuar para promover a produção artística do Rio Grande do Norte, por meio do estímulo à livre criação individual e coletiva.

Assim é que a gestão do desembargador Glauber Rêgo lançou um específico programa voltado às artes e à cultura, em especial às artes plásticas, a partir do estabelecimento de uma política de promoção cultural (Resolução nº 57/2018). Essa política considerou a necessidade de o TRE-RN possibilitar que ocorram em seus espaços eventos e exposições que divulguem a produção artística, sobretudo a local, em suas mais diversas formas.

Dentro desse programa, foram realizadas até agosto de 2020 quatro exposições de artes plásticas e fotografias, na Esplanada do edifício sede do Tribunal: duas individuais, dos artistas plásticos Vagner Autuori (pintor) e Demétrius Coelho (escultor), realizadas nos meses de dezembro de 2018 e novembro de 2019, respectivamente; e duas coletivas, dos artistas Jayr Peny, Sávio Bezerra e Alex Jr., da Galeria Iguales, e dos fotógrafos Canindé Soares e Flávio Rezende, ocorridas no mês de novembro de 2019.

Em decorrência dessas exposições, e principalmente pela generosidade de colecionadores-doadores, foram presenteadas ao Tribunal cerca de 50 obras de arte, entre desenhos, pinturas, esculturas e fotografias, que após serem identificadas e catalogadas passaram a compor o acervo da instituição.

Essas obras encontram-se hoje instaladas em vários dos ambientes do Regional, e para que pudessem estar organizadas num corpus mais sistemático, este catálogo as reuniu em uma publicação que apresenta, além da fotografia das peças, uma breve biografia dos autores e, sempre que possível, comentários sobre a técnica pictórica/escultórica empregada e o  estilo da obra.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido