Assessores de Comunicação de todo o país participam do 83º Coptrel, em Recife

Inteligência artificial e combate à desinformação, comunicação acessível, linguagem simples e antirracista foram algumas das temáticas trabalhadas no Encontro

Inteligência artificial e combate à desinformação, comunicação acessível, linguagem simples e an...

O 83º encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) também reuniu os assessores de comunicação dos TREs nos dias 23 e 24 de novembro. Sara Cardoso, assessora chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TRE-RN (Ascom), esteve presente no encontro que objetivou o compartilhamento de boas práticas e a discussão de temas de interesse comum aos regionais.

Os assessores de Comunicação se reuniram, pela manhã do dia 23, no Porto Digital, no Centro do Recife, onde assistiram a uma palestra sobre inteligência artificial e processos de automação na comunicação. Durante a atividade, ferramentas digitais para monitoramento de redes sociais, análise de documentos, tradução de texto, detecção de notícias falsas, busca textual e chatbots foram apresentados. O encontro durou todo o dia, com a realização de diferentes painéis, que trataram assuntos como: capacitação de acessibilidade e inclusão digital e comunicação antidiscriminatória. 

“Precisamos usar a comunicação como uma aliada no combate à discriminação e ao discurso racista e excludente. Ao comunicar, precisamos pensar se essa informação está chegando ao nosso leitor de forma democrática, de forma que o surdo, o cego, a pessoa com baixa visão ou com qualquer outra dificuldade, consiga nos compreender. O mundo é das diferenças e precisamos pensar em todas elas quando produzimos conteúdo”, disse Sara Cardoso.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido