Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária participa de encontro nacional no CNJ
Iniciativa conjunta das justiças Estadual, Federal, Eleitoral e Trabalhista do RN foi destaque durante evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça

A Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária (RPCIJ) participou do I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário, realizado nos dias 23 e 24 de junho, em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), reuniu representantes dos Centros de Inteligência de todo o país, com o objetivo de fortalecer a atuação em rede no âmbito do Judiciário brasileiro.
A RPCIJ é composta por representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Justiça Federal no RN (JFRN) e Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), e tem se consolidado como um espaço de articulação estratégica e cooperação interinstitucional no estado.
Participaram do evento nacional os integrantes da Rede Potiguar: o juiz Fábio Bezerra, coordenador do Centro de Inteligência do TRE-RN; Thiago Uchoa Cavalcante, Juliana Katherine Rêgo Gomes Feitor e a juíza Simone Jalil, do TRT21; Ingrid Silva Ribeiro de Andrade Dantas e o juiz Reynaldo Odilo Martins Soares, do TJRN.
Atuação potiguar em destaque
Durante o encontro, foi destacada a importância do trabalho articulado entre os diferentes ramos da Justiça para a prevenção de conflitos, o monitoramento de demandas, o enfrentamento à litigância abusiva e o uso de soluções tecnológicas aplicadas à gestão do processo judicial. Um dos temas centrais foi o papel da Rede Nacional de Inteligência na consolidação de uma justiça mais eficiente, colaborativa e resolutiva.
Durante o evento, também foi mencionado o IV Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2025, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), em Natal/RN. A escolha da capital potiguar como sede do encontro reforça o reconhecimento nacional das boas práticas e da atuação conjunta desenvolvida pela RPCIJ.
A participação da Rede Potiguar no encontro reforça o compromisso das instituições com o intercâmbio de experiências e com o aprimoramento da atuação conjunta nos Centros de Inteligência. A atuação integrada permite a identificação de desafios comuns e o desenvolvimento de estratégias colaborativas no âmbito do Judiciário.

