Pleno do TRE-RN realiza primeira sessão do ano judiciário de 2026
Sessão destacou balanço positivo da Corregedoria e teve como foco as Eleições Gerais que serão realizadas este ano

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou, na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, a primeira sessão do ano, marcando a abertura do ano judiciário 2026, ano de eleições gerais. Durante a sessão, a presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes de Azevêdo, destacou que o trabalho é realizado “sempre com foco no interesse público e na confiança da sociedade nas instituições democráticas”.
Os membros da Corte Eleitoral também expressaram suas expectativas para o novo ciclo. A presidente desejou que o ano seja “marcado pelo diálogo institucional, pelo fortalecimento das boas práticas jurisdicionais e administrativas e pelo permanente aperfeiçoamento de nossos serviços”. O juiz Hallison Bezerra, participando de forma virtual, reforçou o desejo de que o tribunal consiga conduzir as próximas eleições “com muita paciência, com muita urbanidade e com muita também eficácia”.
O juiz Marcelo Rocha também sublinhou a importância da sabedoria nas decisões futuras, almejando “que possamos juntos, a Corte toda, conduzir essas eleições de forma pacífica e que elas reflitam a vontade popular sempre nas urnas”. Já o juiz Daniel Maia lembrou que 2026, por ser um ano de eleições gerais, trará desafios naturais, descrevendo-o como “um ano mais desafiador, com um volume de processo maior, mas que essa justiça com certeza fará o papel que é inerente a ela”.
A juíza Suely Silveira expressou votos de otimismo para o novo ciclo e fez um reconhecimento especial ao desempenho da Corregedoria e da Presidência. "Quero desejar uma boa tarde a todos, desejando também um ano novo muito próspero e, na oportunidade, parabenizar o TRE-RN pelo trabalho já delineado pelo nosso Corregedor", disse. Ao saudar os presentes na abertura dos trabalhos, o juiz Eduardo Pinheiro também parabenizou o trabalho da Corregedoria.
Balanço da Corregedoria em 2025
O Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RN, desembargador Ricardo Procópio, apresentou um balanço das ações da Corregedoria em 2025, entre eles, estão:
- Cumprimento das Metas do CNJ: As zonas eleitorais do estado atingiram integralmente as metas nacionais 1, 2 e 4 fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça.
- Redução Recorde no Congestionamento: O primeiro grau de jurisdição apresentou a menor taxa de congestionamento de sua série histórica, caindo de 60,8% em agosto de 2024 para apenas 16,14% em dezembro de 2025.
- Inovação e Produtividade: O Corregedor destacou o sucesso das equipes especiais de trabalho, que atuaram em processos complexos, como ações de investigação judicial eleitoral e impugnação de mandato. O resultado foi um cumprimento de 186% da meta 4 do CNJ. O desembargador Ricardo Procópio fez questão de elogiar o desempenho das zonas eleitorais, citando nominalmente unidades como as de Parelhas (24ª), Apodi (42ª), São Paulo do Potengi (8ª) e Mossoró (34ª, 49ª e 58ª), que figuram entre as mais produtivas do estado.
O desembargador destacou ainda que sua equipe está trabalhando para colocar em prática um projeto que vai beneficiar os cidadãos a partir de 2026: eleitores do RN poderão ser atendidos em qualquer zona eleitoral do Estado independentemente de sua zona de origem, para serviços como alistamento, biometria e transferência.

