Projeto Fala, Mulher!

Logo do projeto Fala, Mulher
Imagem com perfis de três mulheres nas cores azul, bege claro e marrom, sobrepostas em um retângulo laranja, com a frase Fala, mulher! abaixo e ao lado dela as palavras voz, direitos, acolhimento.

SOBRE O PROJETO

O projeto nasceu com o objetivo de dar maior visibilidade e fortalecer o canal de denúncia de casos de violência política de gênero da Ouvidoria da Mulher do TRE-RN.

Com o apoio do Laboratório de Inovação Alzira Inova, foi realizada em março de 2024 a Oficina Fala Mulher!, contando com a participação sobretudo de mulheres atuantes da política local, eleitoras, pesquisadoras e representantes da sociedade civil.

O principal objetivo foi levantar as dores dessas mulheres na temática, para identificar problemáticas e demandas sobre as quais o TRE-RN, enquanto instituição, e a Ouvidoria da Mulher enquanto canal de escuta ativa, poderiam atuar no combate a essa forma de discriminação e no fomento à participação feminina.


O Vozes da Inovação é uma iniciativa do Laboratório de Inovação do TRE-RN, Alzira Inova, visando fomentar o debate sobre temas inovadores, inclusivos e democráticos, além de promover a participação cidadã na Justiça Eleitoral e em outros espaços políticos e sociais.

Foi concebido para fortalecer a relevância da presença feminina na política, foco do projeto Fala, Mulher!, em formato de videocast e por temporada, onde a cada episódio, de aproximadamente 20 a 30 minutos, serão discutidos diferentes aspectos da inserção da mulher na vida pública. O objetivo é incentivar a participação feminina na política e inspirar novas lideranças através do conhecimento e da memória, com ampla divulgação, quinzenalmente, nas principais plataformas de áudio e redes sociais.

A estrutura prevista para os episódios inclui:

  1. Abertura: apresentação do tema e dos convidados;
  2. Contextualização: breve histórico sobre o tema abordado no episódio;
  3. Discussão principal: entrevista com especialistas e convidados, explorando o tema em profundidade;
  4. Mensagens finais: reflexões, desafios e recomendações para o futuro da participação feminina na política.

São parceiros da iniciativas: 

  • Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN (PPGCTI), como desdobramento do projeto Alziras, desenvolvido pela mestranda Márcia Regina Miranda Clementino Medeiros (TRE-RN) e sua orientadora Profa. Doutora Zulmara Virgínia de Carvalho;
  • Laboratório de Inovação do TRE-RN, Alzira Inova;
  • Comissão de Participação Feminina do TRE-RN.
Primeira TemporadaAS ALZIRAS DO RN

Nesta temporada serão entrevistadas mulheres, especialistas e representativas dessa temática, abordando desde o pioneirismo feminino no Rio Grande do Norte até questões estruturais como cotas de gênero, financiamento de campanhas e tempo de propaganda em mídias tradicionais. 

  • Episódios Previstos
  • Alzira - com a participação de Marjorie Cortez (bisneta de Alzira Soriano) e da especialista em memória, a bibliotecária do TRE-RN, Ana Paula Vasconcelos;
  • Lugar de Mulher é na Política: Cotas e Desafios – com a participação de Mariana de Siqueira (advogada, professora do curso de Direito da UFRN e coordenadora do grupo de pesquisa Direito, Estado e Feminismos (DEFEM)) e Sheila Carvalho, servidora e chefe de gabinete da Secretaria Judiciária do TRE-RN;
  • O Desafio do Financiamento de Campanhas Femininas - com uma servidora da Justiça Eleitoral especialista no assunto, ainda a definir;
  • Tempo de Voz: Propaganda, Mídia e Inovação para Mulheres na Política - ainda a definir.
Episódios - 1ª Temporada Veiculação
Alzira Vozes da Inovação (Temporada Alziras do RN - Ep. 1 Alzira)
Lugar de Mulher é na Política: Cotas e Desafios -
O Desafio do Financiamento de Campanhas Femininas -
Tempo de Voz: Propaganda, Mídia e Inovação para Mulheres na Política -

AÇÕES E RESULTADOS 2024

Melhoria do canal de atendimento da Ouvidoria da Mulher

Foi aprimorado o canal de denúncia à violência política de gênero da Ouvidoria da Mulher, conferindo um número de protocolo para acompanhamento dos registros, além de indicar também o acesso direto ao canal de denúncia junto ao Ministério Público Federal, órgão responsável pelo processamento desse tipo de demanda.

Grupo de Apoio Voluntário (GAV)

O GAV foi criado para humanizar o contato com a Ouvidoria da Mulher no período eleitoral, sobretudo a partir do registro de candidaturas para as eleições 2024, dando rosto e nome às servidoras voluntárias para atendimento às denunciantes, com vídeos transmitidos nas redes sociais do TRE-RN.

Vídeo 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3 | Vídeo 4 | Vídeo 5

Audiência pública sobre o ativismo político feminino 

A audiência pública O ativismo feminino do processo eleitoral e o combate à violência de gênero, que ocorreu no dia 21/06, no Plenário do Tribunal, foi mais uma iniciativa decorrente do projeto Fala, Mulher!, como ação conjunta da Ouvidoria da Mulher e da Comissão de Participação Feminina do TRE-RN. Contou com a participação dos interessados inscritos, servidores e magistrados, advogados, juristas, políticos e seus representantes, além do público que se fez presente no local ou através das redes sociais.

Um dos objetivos da audiência, expresso em edital, foi  promover o diálogo do TRE-RN com a sociedade objetivando discutir e possibilitar a igualdade de gênero no processo eleitoral. Ao abordar a participação feminina na política, buscou-se entender e encontrar alternativas para eliminar as barreiras que impedem as mulheres de se engajarem plenamente na vida pública e política. Esse tipo de debate incentiva a inclusão de mulheres em cargos políticos, contribuindo para um cenário mais equilibrado e representativo.

Acesse os documentos e vídeos da audiência pública no link

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 165, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : de segunda a quinta-feira, das 12 às 18 horas e, na sexta-feira, das 8 às 14 horas. |[Cartórios Eleitorais]| : de segunda a sexta-feira: na Capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas;
no interior do Estado, das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido