1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

Evento aconteceu no TRF1 e contou com mais de 200 participantes

Evento aconteceu no TRF1 e contou com mais de 200 participantes

Aconteceu em Brasília/DF, nos dias 16 e 17 deste mês, o 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (1º ENABIJUD). Mais de 200 pessoas participaram. O encontro foi organizado pela Rede de Biblioteca do Poder Judiciário (Bibliomemojus), que é coordenada pelo Dr. Carlos Alexandre Böttcher, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo e membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Realizado pelo Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) em conjunto com os Tribunais Superiores, o encontro reuniu membros da Rede Bibliomemojus que compõem as Bibliotecas do Poder Judiciário e magistrados. A solenidade de abertura contou com a presença da Desa. Salise Monteiro Sanchotene, que ratificou a importância deste primeiro encontro e que as propostas encaminhadas como resultado deste evento seriam bem acolhidas pelo CNJ.


A Rede Bibliomemojus tem entre seus objetivos: fomentar a interlocução e a colaboração entre o profissionais de bibliotecas do Poder Judiciário de todo o Brasil de forma a incentivar o trabalho colaborativo e a cultura de inovação; ampliar o acesso à informação jurídica e preservar, valorizar e difundir a memória, no que tange às atividades da biblioteca.


Vários temas foram abordados nestes dois dias, o que gerou trocas muito ricas entre os participantes. Os temas tratados nas palestras e painéis foram voltado para: a) Organização de Bibliotecas Digitais e Arquitetura da Informação; b) Métricas em repositórios; c) Inovação no Poder Judiciário sob vários pontos de vista, inclusive a importância da Biblioteca na parceria com os LIODS; d) Desenvolvimento de Coleções e Coleções Especiais; e) Bibliotecas Judiciais e Agenda 2030; f) Inteligência Artificial na Biblioteca; g) Universalidade e aplicabilidade e por último, mas não menos importante, apresenta-se o Diagnóstico das Bibliotecas do Poder Judiciário.


A bibliotecária do TRE/RN Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo, participa da Rede Bibliomemojus e coordena o GT3, intitulado Redes; o também Bibliotecário, Carlos José Tavares da Silva, participa do GT 6- Agenda 2030.

icone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Icone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido