Ecoponto foi inaugurado hoje (23) durante Sessão Plenária

Inicialmente o local deve atender apenas o público interno, da Sede e do Fórum Eleitoral

Inicialmente o local deve atender apenas o público interno, da Sede e do Fórum Eleitoral

O Núcleo de Gestão Socioambiental (NGS) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), através do projeto “Estação Sustentabilidade”, montou um Ecoponto, que foi inaugurado hoje, 23, durante a Sessão Plenária. O Ecoponto fica localizado no estacionamento para visitantes, na Av. Rui Barbosa, e vai receber o material que servidores, magistrados, terceirizados e estagiários da Sede e do Fórum da capital, produzem em casa, como: plástico, metal, vidro e papel.

“Estamos inaugurando um serviço de muita importância para o Tribunal Regional Eleitoral e também para a população. Em breve pretendemos abrir para a população em geral, principalmente aos que moram nos arredores do Tribunal. É uma contribuição pequena, mas tem um significado muito grande”, destaca o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves.

De 2019 até o momento, o TRE-RN deixou de jogar no meio ambiente 12 toneladas de resíduos sólidos. Todo o material reciclável produzido pelo Regional é direcionado à uma cooperativa, formada por mais de 50 famílias. Além disso, o Tribunal adotou outras medidas de conscientização quanto ao uso de certos materiais, como por exemplo, adotou entre os servidores, o uso de garrafas ou squezees ao invés dos copos descartáveis; além disso, os processos de papel foram substituídos pelos eletrônicos, entre outras medidas. Dessa forma, o Tribunal tem se esforçado em cumprir os 3 pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social.

No entanto, o Ecoponto só receberá 4 tipos de recicláveis: plástico, metal, vidro e papel. No material separado para descarte, NÃO PODE TER:

- ENTULHO

- MADEIRA

- PILHAS E ELETRÔNICOS

- PODA DE ÁRVORE

- OU LIXO ORGÂNICO

ATENÇÃO! Recipientes sujos devem ser lavados previamente para não gerar mau cheiro e atrair animais e insetos, tais como ratos e baratas.

O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h30. Nos três primeiros meses de funcionamento vai receber apenas a demanda interna, após esse período, pretende-se abrir para a comunidade ao redor do Tribunal.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido