Exposição “Mulheres no Tribunal Regional Eleitoral do RN”

Memória institucional resgata documentos de 1932 até hoje, para mostrar a presença feminina na Justiça Eleitoral do RN

Memória institucional resgata documentos de 1932 até hoje, para mostrar a presença feminina na J...

Nesta sexta (21), o Centro de Memória Eleitoral Professor Tarcísio Medeiros (NCEM), está abrindo a exposição “Mulheres no Tribunal Regional Eleitoral do RN”, um registro da ocupação dos espaços do TRE-RN pelas mulheres. O evento faz parte da programação do NCEM, que todos os anos homenageia com uma exposição de painéis fotográficos, as mulheres pioneiras do processo eleitoral do Rio Grande do Norte. No mesmo dia, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) promove a audiência pública “O Ativismo Feminino no Processo Eleitoral e o Combate à Violência de Gênero”, objetivando a promoção e estímulo à igualdade de gênero nas eleições.

“Fizemos um apanhado histórico a partir de 1932, para percorrer essa linha cronológica. Em documentos da Justiça Eleitoral conseguimos encontrar registros importantes que mostram que as primeiras mulheres que trabalharam em cartórios, tinham que ter a autorização dos maridos. É importante fazer esse resgate e perceber como conseguimos evoluir enquanto sociedade”, revela a curadora da Exposição, a coordenadora do NCEM, Ana Paula Vasconcelos. 

Os painéis resgatam nomes e fotos de mulheres que foram  Desembargadoras (Presidentas e Corregedoras), Juízas da Corte, Juízas da Escola Judiciária Eleitoral, Ouvidoras, Procuradoras, Diretoras-Gerais e Secretárias. A mostra está dividida em dois blocos, que se alternam para suavizar a exposição. Em um deles encontramos uma linha do tempo com todas as mulheres que estiveram à frente dos cargos acima citados, desde as primeiras até as atuais. Já no segundo bloco temos obras de arte, criadas pelo servidor do TRE-RN e artista plástico, Rey Vinas, que buscou representar as primeiras mulheres em cada cargo e as atuais juízas da Corte.

Além do servidor Rey Vinas, para montar a mostra neste formato de exposição de “Linha do Tempo” e “Obras de arte”, outros apoiadores também participaram da organização do evento, como o estagiário do centro de memória Allan Victor Pereira Lima, o bibliotecário Carlos José Tavares da Silva, a equipe do Gabinete da Secretaria Judiciária, a equipe da Coordenação Administrativa e de Infraestrutura e os terceirizados da equipe de manutenção. 

Dados históricos 

Entre os dados levantados pelo Centro de Memória, de 1981-1983, o Tribunal teve a primeira mulher como juíza da Corte, a atual desembargadora Maria do Perpétuo Socorro de Castro. Em 1999, a primeira mulher a ocupar a Presidência do Regional, a desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes. No ano seguinte, a segunda mulher na presidência foi a desembargadora Maria Célia Alves Smith. E em 2015, a desembargadora Zeneide Bezerra foi a terceira e última mulher a presidir o Regional.

A Exposição

A Exposição estará montada no 1º andar (Esplanada) da Sede do TRE-RN, localizada na Av. Rui Barbosa, 215, prédio dos fundos. A exposição ficará estará aberta para visitação do dia 21/06 e seguirá até o dia 28/06, durante o  horário de funcionamento do Tribunal. Após encerramento da mostra presencial, será possível visitar a Exposição na página do Museu Virtual, que você pode acessar AQUI

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido