Parceria entre TRE-RN e IFRN resulta na doação de 38 computadores para alunos em vulnerabilidade
A ação faz parte do Projeto Tech Solidário como forma de combate à exclusão digital

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Laboratório de Manutenção de Instalações Elétricas (LAMIE), realizaram na manhã desta quarta-feira (28) a doação de 30 equipamentos de informática para alunos do Instituto Federal e 8 para a Escola Municipal Laura Maia. A ação faz parte do Projeto Tech Solidário, que visa o combate à exclusão digital por meio da doação de computadores a estudantes em situação de vulnerabilidade.
O evento ocorreu no miniauditório do IFRN, às 10h, e contou com a presença do diretor-geral do Campus, Jonas Lemos; da diretora de extensão, a professora Brenda Camili; do diretor da DIACIN, professor Jacques Cousteau; do coordenador do projeto, o professor Alessandro Cavalcanti; da gestora administrativa financeira da Escola Municipal Laura Maia, Regimeire Kelen de Sena; além de alunos do Instituto Federal.
Na ocasião foram doados 20 computadores destinados a alunos do IFRN em situação de vulnerabilidade, 10 computadores foram sorteados entre os seguidores do LAMIE que estiveram presentes no evento e 8 computadores para alunos da Escola Municipal Laura Maia. “Essa parceria TRE-RN e IFRN é uma oportunidade ímpar na melhoria de vida dos alunos. Se queremos um país melhor, temos uma responsabilidade enorme nas nossas mãos“, comentou o professor do IFRN e coordenador do projeto LAMIE, Alessandro Cavalcanti.
A seleção de alunos do Instituto que seriam beneficiados com o projeto foi organizada pelo setor de serviço social do IFRN. Conforme o professor Alessandro, a seleção se deu com base em três critérios: alunos de família em vulnerabilidade social; alunos com frequência alta nas aulas e na instituição; e estudantes com bom Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Além dos alunos selecionados previamente, outros 10 foram sorteados com base na lista de seguidores do perfil do projeto no Instagram (@lamieifrn), desde que o sorteado estivesse presente no local do evento.
A gestora da escola pública, Regimeire Kelen, que recebeu a doação de 8 equipamentos de informática, compartilhou a satisfação de adquirir esses materiais como promoção do acesso à informação e ao conhecimento pelo uso da tecnologia na vida escolar. “Achei o projeto fantástico, pois nos deu a oportunidade de adquirir meios de tornar nosso trabalho mais eficiente e ágil. Hoje, in loco, tive ainda mais admiração pelo projeto, porque além de contemplarem instituições como a que represento, eles doam aos próprios alunos que trabalham nos laboratórios, alunos do IF”, afirmou a gestora.
Projeto Tech Solidário
O projeto Tech Solidário atua no recondicionamento de equipamentos de informática, capacitando alunos em práticas de manutenção, formatação e atualização, ao mesmo tempo em que promove o reaproveitamento de máquinas doadas por instituições como o TRE e o TCE. Nesta parceria, o TRE-RN doa ao LAMIE os computadores e outros equipamentos eletrônicos que estavam em desuso, e o Laboratório faz a manutenção e restauração deles para que possam ser usados novamente por outras instituições.
“Essa ação traz uma enorme ajuda no processo de ensino. Nosso papel na sociedade vai muito além da sala de aula. Se somos capazes de ajudar alguém, porque não se mobilizar e fazer acontecer?”, mencionou o coordenador Alessandro Cavalcanti sobre a relevância do projeto para a democratização do acesso à tecnologia.

