Gestão de Processos

A gestão de processos consiste na aplicação de princípios, métodos e processos de BPM a uma organização, para assegurar o alinhamento da arquitetura e do portfólio de processos de negócio de ponta a ponta, com a estratégia e os recursos da organização, provendo um modelo de governança para a gerência e a avaliação de iniciativas de BPM. (ABPMP BPM CBOK v3.0)
Foi implantada de forma estrutural no TRE/RN em 2014, dando cumprimento à Meta Específica 2014, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para o segmento da Justiça Eleitoral, que determinava a instituição de unidade de gestão de processos e elaboração da cadeia de valor.
Contudo, algumas iniciativas voltadas à gestão de processos já tinham sido realizadas no Tribunal, com destaque para as seguintes:
1) Designação de comissão de implantação de fluxograma de rotinas a ser adotado no trâmite dos processos de aquisição e contratações do Tribunal (Portaria nº 470/2008-GP);
2) Designação de Grupo de Trabalho "Gestão de Melhorias Contínuas" (Portaria nº 123/2009-DG); e
3) Designação de Comissão Permanente de Otimização dos Processos de Trabalho no âmbito da Secretaria do TRE/RN ( Portaria nº 09/2011-GP ).
A metodologia de gestão de processos do TRE/RN está fundamentada no modelo BPM (Business Process Management, em inglês), que adota como etapas para o aprimoramento dos processos de trabalho a análise, a definição, a execução e o monitoramento dos processos, com foco em pessoas e soluções informatizadas.
Inicialmente, a referência utilizada para orientar a implantação da gestão de processos no Tribunal foi a metodologia desenvolvida pela empresa Elo Group para o TRE/MG, posteriormente customizada , que serviu de base conceitual e procedimental para a elaboração da versão completa da MGP-TRE/RN, aprovada em 2016.
Posteriormente, com as capacitações internas realizadas sobre o tema, unindo aspectos teóricos e uso do software Bizagi em oficinas práticas de modelagem de processos, ficou demonstrado os benefícios da metodologia na melhoria do desempenho dos processos de trabalho e o impacto positivo nas rotinas das unidades.
O amadurecimento do órgão para a cultura da gestão de processos demandou do Escritório de Processos Organizacionais e Riscos o estudo de uma versão mais ágil da metodologia, de modo a ampliar a sua utilização pelas áreas administrativas do Tribunal.
A Metodologia Ágil foi aperfeiçoada e adotada como padrão para as ações de melhoria de processos e atividades a partir de junho/2021, em função da verificação da a sua eficiência nos trabalhos desenvolvidos.
Norma | Documentos | Formulários - Etapas / Planilha Auxiliar de Análise |
Portaria Nº 94/2021-GP |
Manual - Metodologia Ágil - Versão 2.0 (PDF) |
Form. Etapa 1 - Mapear a situação atual Form. Etapa 2 - Construir a visão de futuro (FOCO) Form. Etapa 3 - Elaborar e executar o plano de ação do FOCO |
Metodologias anteriores REVOGADAS:
METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROCESSOS |
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Normatização | Documento |
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Portaria nº 367/2016-GP (Formato PDF) Revogada | Manual da Metodologia de Gestão de Processos – TRE-RN (Versão 1.0) (Formato PDF) |
METODOLOGIA ÁGIL - GESTÃO DA ROTINA |
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Normatização | Documentos |
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Portaria nº 210/2018-GP (Formato PDF) Revogada |
Manual Versão 1.0 (Formato PDF) Diagrama do processo (Formato PDF) Tabuleiro visual (Formato PDF) |
Itinerário Formativo
BPM CBOK (Guia de Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento) | https://www.abpmp-br.org/educacao/bpm-cbok/ |
Análise e Melhoria de Processos – ENAP (Curso – EAD) | https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/ |
Análise e Melhoria de Processos – ENAP (Repositório) | https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2443 |
Ágil no contexto do Serviço Público – ENAP (Curso – EAD) | https://www.escolavirtual.gov.br/curso/317 |
SCRUM no contexto do Serviço Publico – ENAP ( Curso – EAD) | https://www.escolavirtual.gov.br/curso/395 |
Vinculado à Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica/PRES desde a sua criação pela Portaria nº 387/2014 - GP (Formato PDF), o Escritório de Processos Organizacionais e de Riscos é responsável pelos seguintes processos de trabalho:
1) Atualização da Arquitetura de Processos e do Catálogo de Atividades do Tribunal |
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Atualização do conjunto de processos de trabalho do Tribunal e suas respectivas atividades, a fim de que possam ser utilizados como instrumentos de apoio à tomada de decisões, como por exemplo, em relação à identificação e priorização dos processos que necessitem de aprimoramento.
Atividades realizadas
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2) Atualização da metodologia de gestão de processos |
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Revisão periódica da Metodologia de Gestão de Processos vigente, a fim de adequá-la às necessidades do TRE/RN.
Atividades realizadas
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3) Mapeamento e modelagem de processos de trabalho |
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Consiste na identificação, priorização e implementação de ações voltadas para a melhoria dos processos de trabalho que dão suporte ao Planejamento Estratégico e carecem de aprimoramento.
Atividades realizadas
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4) Monitoramento e controle dos processos de trabalho estratégicos remodelados |
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Acompanhamento das melhorias aplicadas nos processos de trabalho estratégicos remodelados, a fim de corrigir as distorções identificadas ao longo do período de operação assistida.
Atividades realizadas
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5) Disseminação da cultura de Gestão por Processos |
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Realização periódica de eventos, cursos, treinamentos e outras ações voltadas para a disseminação da cultura de gestão por processos
Atividades realizadas
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Estrutura funcional do Escritório de Processos Organizacionais e de Riscos/AGE/PRES
Responsável: Iaperi Gábor Damasceno Árbocz (Assistente III)
Substitutos: Lanna Patrícia da Silva (1º)
E-mail: escritoriodeprocessos@tre-rn.jus.br
Telefone: (84) 3654-5122
A cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. (PORTER, 1985).
O TRE/RN publicou a sua primeira cadeia de valor em 2015, através da Portaria nº 250/2015-GP , elaborada concomitantemente com o processo de revisão do plano estratégico 2016-2020.
Em 2017, o Escritório de Processos Organizacionais/ASPLAN apresentou projeto visando a implementação de ações de sensibilização da importância da gestão de processos no âmbito da Secretaria do Tribunal, englobando a capacitação dos gestores e servidores indicados sobre o tema e a identificação/catalogação dos processos de trabalho das unidades administrativas da Casa.
O levantamento foi feito por meio de formulário eletrônico, totalizando, ao final da coleta, em 75 (setenta e cinco) respostas, ficando pendente apenas uma unidade administrativa da Secretaria. O conjunto de atividades identificadas foram analisadas pelo EPO/ASPLAN, resultando na edição da versão 1.0 do Catálogo de Atividades por Unidades do TRE/RN.
Durante a execução do projeto verificou-se que o resultado desse levantamento impunha uma revisão da cadeia de valor então vigente, que foi atualizada para a versão atual, e a partir dela a estruturação da Arquitetura de Processos do TRE/RN.
Referência: PORTER, Michael. Competitive advantage: creating and sustaining performance. Free Press. 1985. Tradução para o português: PORTER, Michael. Vantagem Competitiva - Criando e Sustentando Um Desempenho Superior, Campus, 1990.
Cadeia de Valor da Justiça Eleitoral do RN e Arquitetura de processos do TRE/RN (vigente) |
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Normatização | Documentos |
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Portaria nº 179/2018-GP (Formato PDF) |
Diagrama da Cadeia de Valor (Formato PDF) Desdobramento dos Macroprocessos (Formato PDF) Arquitetura de Processos (Versão 1.2) (Formato PDF) Arquitetura de Processos (Versão 1.2) (Página interativa) |
Catálogo de Atividades por Unidades do TRE/RN |
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Conteúdo geral | Conteúdo por área |
Catálogo de Atividades por Unidades (versão 1.1)
(Formato PDF)
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Catálogo de Atividades - Presidência, Corregedoria e Diretoria-Geral (versão 1.1)
(Formato PDF)
Catálogo de Atividades - Secretaria de Administração e Orçamento (versão 1.0) (Fomato PDF) Catálogo de Atividades - Secretaria Judiciária (versão 1.0) (Formato PDF) Catálogo de Atividades - Secretaria de Gestão de Pessoas (versão 1.0) (Formato PDF) Catálogo de Atividades - Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (versão 1.0) (Formato PDF) |
Matriz de Criticidade dos Processos da Cadeia de Valor |
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A análise da criticidade dos processos da Cadeia de Valor (PAE nº 12749/2020) foi realizada em 2020, a fim de estabelecer um instrumento de referência para a priorização de ações e projetos nas áreas de gestão de riscos e processos.
Documentação de referência:
- Portaria Nº 4/2021 (DJe, 18/01/2021) (Formato PDF);
- Anexo I - Matriz de criticidade dos processo da Cadeia de Valor da Justiça Eleitoral do RN (Processos ordenados por nível de criticidade) (Formato PDF); e
- Anexo II - Matriz de criticidade dos processo da Cadeia de Valor da Justiça Eleitoral do RN (Detalhamento da análise de criticidade - pontuação dos processos) (Formato PDF).
O mapeamento de processos com base na metodologia de gestão de processos do TRE/RN foi realizado primeiramente na modelagem do processo Eleições Suplementares (fase interna da Secretaria do Tribunal), em 2016, estando em expansão em diversas áreas do órgão, envolvendo o conjunto de processos integrantes da cadeia de valor institucional.
PROCESSOS MAPEADOS - 2018-2019 |
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Macroprocessos finalísticos |
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1. Processo eleitoral | 1.2. Preparação das eleições | 1.2.14. Planejamento e execução da logística de tecnologia da informação e comunicação | 1.2.14.1. Planejamento da logística de TIC nas eleições ordinárias * | |
1.2.15. Preparação e treinamento nos sistemas eleitorais | ||||
1.2.17. Urnas eletrônicas - Manutenção corretiva durante o período eleitoral | 1.2.17.1. Manutenção corretiva de urna eletrônica no período eleitoral * |
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1.5. Comunicação | 1.5.4. Informações e estatísticas do eleitorado | |||
1.6. Votação e auditoria | 1.6.2. Eleições suplementares | 1.6.2.1. Eleições Suplementares - Atividades Administrativas (Formato PDF) |
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3. Gestão do Cadastro de Eleitores | 3.2. Revisão do eleitorado | 3.2.2. Instruções para revisão do eleitorado | ||
3.2.3. Rezoneamento | ||||
4. Responsabilidade Socioambiental e Acessibilidade | 4.1. Práticas Socioambientais | 4.3.1. Gestão e implementação do Plano de Logística Sustentável | 4.3.1.1. Elaboração do Plano de Logística Sustentável - PLS (Formato PDF) |
Macroprocessos de Gerenciamento e Governança |
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Macroprocessos de suporte |
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Observação: 1. Os processos marcados com * foram mapeados pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE). 2. Os processos marcados com ** foram mapeados pela Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças (SAOF). 3. Os processos marcados com *** foram mapeados pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). |
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