Business Intelligence desenvolvido pelo TRE-GO é implantado no TRE-RN

Ferramenta de gestão permite obter dados em tempo real do cadastro de eleitores, das áreas administrativas, judiciária e de RH

Ferramenta de gestão permite obter dados em tempo real do cadastro de eleitores, das áreas admin...

Depois de visitar e implantar a ferramenta de gestão Business Intelligence (BI) em 20 Tribunais pelo Brasil, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a equipe de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), finalizou o trabalho de implantação do BI no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

A apresentação da ferramenta foi feita na tarde de quinta-feira (25), ao vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do RN, desembargador Expedito Ferreira; ao juiz federal e membro da Corte, Dr. Fábio Bezerra; à juíza eleitoral do primeiro grau e coordenadora do Laboratório de Inovação (LIODS), Dra. Ana Paula Araújo; ao secretário judiciário, João Paulo de Araújo; ao assessor jurídico-administrativo da presidência, Diego Varela; ao assessor jurídico e correicional da corregedoria regional eleitoral, Isaac Bruno Gomes; entre outros servidores do Regional, além da Diretora-Geral do Tribunal de Justiça do RN, Andrea Campos. 

“É uma ferramenta que vai nos apresentar dados mais cirúrgicos, que nos darão a realidade de toda a movimentação processual em tempo real. Essa tecnologia vai nos trazer muitos benefícios para entregar uma gestão mais eficiente em todos os aspectos”, declarou o desembargador Expedito Ferreira.

A ferramenta foi desenvolvida pelo assessor de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão do TRE-GO, líder da equipe goiana, José Carlos da Silva.“O desenvolvimento do projeto surgiu a partir de uma necessidade de termos dados de diversos setores reunidos em um só lugar. A solução veio em forma de BI. Existe pelo menos 15 espécies de BI. Nós optamos pelo PowerBI da Microsoft, construímos o primeiro painel em 2019 e de lá pra cá o projeto ganhou proporções Brasil afora. Depois construímos painéis de prestação jurisdicional, de recursos humanos, da parte de auditoria, diversos painéis. A ideia é de que além de gestão com dados, ele traga um diagnóstico da instituição”, revelou José Carlos da Silva.

A assessora de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão do TRE-RN, Ruth Holanda, foi quem acompanhou a equipe durante a semana de trabalho no RN, dos dias 22 a 26 de abril, e destacou a importância do Regional estar implantando esta ferramenta. “Ela permite aglutinar um conjunto de dados diversos em um ambiente que é de fácil acesso aos gestores e aos próprios servidores, de maneira que a gente possa prestar uma melhor informação, tanto ao público externo como aos próprios dirigentes do Tribunal”, afirmou a assessora.

Os juízes eleitorais que acompanharam a apresentação também ressaltaram os benefícios. “Vai ser muito importante para a nossa gestão de gabinete, gestão de zona eleitoral para verificar cumprimento de metas, a produtividade dos servidores. O painel é belíssimo e está totalmente em consonância com o CNJ”, disse a juíza eleitoral Dra. Ana Paula Araújo. “O grande potencial desse painel de gestão de dados é que ele consegue sistematizar em um módulo apenas de exibição, várias informações que estão em sistemas diversos do Tribunal. Um dos sistemas é justamente o processo eletrônico, que obviamente a gente só tem a gestão individual de cada processo. Para ter uma visão macro de todo o acervo que está no gabinete, numa unidade de 1º grau, você precisa ter módulos que façam esse gerenciamento. Agora poderemos ter uma visão do todo”, afirmou o juiz federal Dr. Fábio Bezerra.

Business Intelligence 

O business intelligence é um termo abrangente para denominar um sistema que coleta processos, armazena e analisa dados das operações ou atividades com o objetivo de otimizar o desempenho e a gestão de empresas, negócios e instituições públicas.

 “O BI capta dados do que nós chamamos de sistemas estruturantes, que são os dados. Esses dados são captados e transformados em painéis digitais que são chamados de dashboards e eles são customizáveis, ou seja, a gente constrói os painéis de acordo com aquilo que o gestor necessita. O objetivo do projeto é uma gestão orientada com dados”, explica José Carlos da Silva.

A equipe que tem trabalhado na implantação do sistema é composta por nove pessoas, incluindo analista de negócios, cientista de dados, engenheiro de dados e developers dashboard.

O objetivo dos painéis implantados é fornecer estatísticas processuais, em especial aquelas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, a ferramenta disponibiliza, em apenas um clique, todas as informações necessárias para o gerenciamento do Tribunal, através de painéis customizáveis em níveis estratégicos, táticos e operacionais. Como os dados se referem a cada Estado, seu cruzamento confere personalidade para cada realidade.

Além disso, em 2020 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por meio da Resolução nº 333/2020, que os tribunais devem destacar dados estatísticos em seus portais por meio da ferramenta B.I. A ideia é facilitar o acesso às informações consolidadas pelos órgãos do Poder Judiciário para a tomada de decisões com base em dados atuais, confiáveis e disponíveis em um mesmo espaço, além de conferir ainda mais transparência aos seus atos.

ícone mapa

Sede Administrativa: Av. Rui Barbosa, 215, Tirol - CEP 59015-290 Natal/RN CNPJ: 05.792.645/0001-28. Contatos: +55(84)3654-6000 / Ouvidoria: +55(84)3654-5190 / Cartórios eleitorais

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

|[Sede Administrativa]| : segunda a quinta-feira, das 13 às 19 h e, na sexta-feira, das 8 às 14h. |[Cartórios Eleitorais]| : [Capital] de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com expediente interno das 14 às 15 horas; [Interior] das 8 às 13 horas, com expediente interno das 13 às 14 horas.

Acesso rápido