Estudantes da UFRN realizam visita ao TRE-RN
Cerca de 50 estudantes de direito puderam conhecer mais da história da Justiça Eleitoral potiguar

Na tarde desta última terça-feira (29), estudantes de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma visita às instalações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Cerca de 50 estudantes do 9º e 10º período da disciplina “Organização e funcionamento do Poder Judiciário”, ministrada pelo professor Erick Pereira, acompanharam a Sessão Plenária de julgamentos nº 32.
A disciplina tem como objetivo possibilitar aos alunos o conhecimento prático das estruturas do Poder Judiciário e da tramitação de processos e o TRE-RN foi um dos órgãos escolhidos pelo docente para a realização de uma visita. Os estudantes puderam acompanhar o julgamento de dez processos eleitorais na Sessão Plenária. Posteriormente, a Presidente e Desembargadora Lourdes Azevêdo retirou pessoalmente as dúvidas que os estudantes poderiam ter em matéria eleitoral, possibilitando um momento de trocas e aproximação da Justiça Eleitoral com os estudantes.
Após o encerramento da sessão, os estudantes conheceram o Centro de Memória Prof. Tarcísio Medeiros, localizado no 1º andar do Tribunal. O Centro de Memória conta com um acervo de documentos e equipamentos históricos que marcaram o desenvolvimento da democracia potiguar. A estudante Natália Castilho falou com animação sobre a visita. “Foi um momento mágico porque a gente pôde conhecer um pouco melhor sobre o funcionamento do Tribunal e sua inserção na história”, comentou.
Além da visita ao Centro de Memória, os estudantes também visitaram o 5º andar da Sede Administrativa, onde estão localizadas as salas dos juízes da Corte e de suas equipes. Tanto esta visita como a realizada no Centro de Memória foram guiadas pela servidora Andressa Castro de Araújo, do Núcleo de Cidadania e Ações Sociais.
Aberto a toda comunidade, o TRE-RN enxerga a importância desses momentos para a formação profissional dos estudantes, além de possibilitar desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e conhecedores da história e luta pelos direitos políticos hoje conquistados.
Para ver os registros da visita dos estudantes da UFRN, acesse o Instagram do TRE-RN.

