Residência de TIC

 

Projeto - Programa de residência em TIC                                                                                           

Início

21/09/2018

Proponente

Marcos Flávio Nascimento Maia, secretário de tecnologia da informação e comunicação do TRE/RN

Gerentes do projeto

Osmar Fernandes de Oliveira Júnior
Carlos Magno do Rozário Câmara

Equipe do projeto

 

Processo Administrativo Eletrônico (PAE)

 Prot. nº 12.506/2018

Vinculação estratégica

OE - Aprimoramento da infraestrutura, da gestão e da governança de TIC

Escopo do projeto

- Implantar um programa de residência em Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com instituições privadas e públicas;
- Inserir os residentes em ambientes e projetos reais de TI, permitindo um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática;
- Promover a capacitação em nível de pós-graduação lato sensu, tanto para os residentes, quanto para servidores das instituições envolvidas, inclusive por meio de oferecimento de vagas internas;
- Incluir atividades de inovação tecnológica na área de TI;
- Facilitar os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade;
- Promover o desenvolvimento de mão de obra qualificada, sendo assim, um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de Tecnologia da Informação e para a sociedade do Rio Grande do Norte.

Valor planejado

R$ 746.421,30

Valor executado

R$ 746.421,30

 

Justificativa

O impulso inicial para a elaboração e implantação do projeto foi o compartilhamento de boas práticas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Considerando a carência de mão de obra especializada nos órgãos jurisdicionais, ao tomar conhecimento do sucesso de projeto semelhante realizado por meio de parceria entre aquele órgão e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a gestão do TRE/RN deu início aos estudos para a implantação do projeto de Residência em Tecnologia da Informação.

 

Resultados esperados

Durante os 18 meses da residência, ocorrerão atividades referentes ao núcleo Aprendizado Baseado em Projeto, realizadas no TRE/RN pelos alunos residentes. Ao longo do aprendizado e visando o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, os alunos desenvolverão inovações tecnológicas nos sistemas ou serviços da instituição.

Para este programa de residência, considera-se o conceito de inovação definido na 3ª edição do Manual de Oslo, editado pela FINEP: “Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”.

Assim, espera-se que o projeto traga benefícios mútuos, propiciando aos alunos residentes o aprimoramento e qualificação de suas experiências acadêmicas e profissionais, aos servidores que participarão da pós-graduação lato sensu uma oportunidade de qualificação, atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos, bem como, o intercâmbio de conhecimento na área de TIC,  e, principalmente, à instituição o benefício da implementação das inovações tecnológicas desenvolvidas.

Os projetos de inovação trarão grandes saltos de qualidade na prestação jurisdicional em áreas como utilização de soluções de Business Intelligence para análise, monitoramento e compartilhamento de dados que auxiliem os gestores na tomada de decisões, implementação de sistemas inteligentes que aproximem os cidadãos da Justiça Eleitoral, desenvolvimento de aplicações mobile, inovação em procedimentos de autenticação de acesso à rede, monitoramento de disponibilidade de serviços e sistemas proativo com geração de alertas de incidentes e utilização de técnicas de inteligência artificial para análise de logs incrementando recursos de auditoria.

 

Resultados finais do projeto

A Residência entregou, ao final do período, 21 produtos diretos – a grande maioria implantada pelo TRE-RN no período 2018-2020 –, além dos 27 trabalhos finais de pós-graduação, todos voltados para a realidade da Justiça Eleitoral do RN, compondo um portfólio expressivo de soluções tecnológicas resultantes de dois anos do programa de Residência. Ademais, alguns produtos já homologados e em uso, auxiliaram na tomada de decisões de governança, no período inicial da pandemia do Covid-19, em relação à prestação de serviços da JERN aos eleitores e jurisdicionados.

Dentre os resultados alcançados, destaca-se a definição e implantação de uma arquitetura open source para business intelligence, sobre a qual foram elaborados dashboards para as áreas de planejamento e de gestão, tornando mais seguro o processo de tomada de decisões estratégicas. Também foi desenvolvido um chatbot voltado ao esclarecimento de dúvidas cartorárias e orientação de eleitores, para desburocratizar o atendimento e dar mais agilidade às demandas da sociedade, além de dois aplicativos móveis, segmentados por públicos de interesse – interno e externo –, e uma solução web de comunicação institucional, com garantia de autenticidade, contribuindo para a não proliferação de notícias falsas. Do ponto de vista da economia de recursos, foi implementada uma solução que simplifica a preparação de computadores e o suporte remoto prestado aos servidores do interior do estado, reduzindo, e em alguns casos até mesmo evitando, o deslocamento de equipes técnicas da capital para atendimento nas zonas eleitorais do interior. Importa registrar ainda a realização de melhoramentos na segurança da rede interna de computadores utilizada pelo TRE-RN, bem como nos equipamentos e na otimização da cobertura da rede wi-fi do órgão.

No âmbito da pós-graduação, o projeto resultou, em 2020, na capacitação de 27 servidores - 19 do TRE-RN e 08 de instituições parceiras - e de 12 residentes, além do repasse técnico destes últimos para as unidades da área de sistemas corporativos do Tribunal, de modo a viabilizar a continuidade dos projetos após a conclusão do programa de Residência. Os trabalhos de conclusão da especialização lato sensu - TCCs - apresentados pelos residentes de TI e servidores do TRE-RN, tiveram como objeto projetos práticos executados pelos residentes durante o projeto.