Laboratório de Inovação
O Laboratório de Inovação do TRE-RN (LIODS) foi instituído pela Portaria GP nº 159/2022, nos termos da Resolução CNJ nº 395/2021, que dispõe sobre a Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário.
É denominado ALZIRA INOVA, em referência à primeira mulher a ser eleita prefeita na América Latina, Alzira Soriano, no município de Lajes/RN.
O LIODS TRE-RN integra o LIODS-JE, rede de inovação da Justiça Eleitoral, coordenada pelo TSE, além da Rede Potiguar de Inovação (Potinova), juntamente com outras instituições públicas federais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais, UFRN e Forças Armadas no Rio Grande do Norte. Também está cadastrado na plataforma RenovaJud do Conselho Nacional de Justiça.
O ALZIRA INOVA conta com espaço físico próprio na sede do Tribunal, inaugurado em 14/03/2024, na gestão do desembargador Cornélio Alves de Azevedo Neto.
Acesse:
Participação em eventos
- 2026
Encontro da Rede de Inovação da JE Coletivo Nordeste (Salvador/BA)
6º Prêmio Conexão Inova (Goiânia/GO) - 3º lugar na categoria Linguagem Simples
- 2025
Encontro da Rede de Inovação da JE Coletivo Nordeste (Fortaleza/CE)
Encontro da Rede de Inovação da JE Coletivo Nordeste (Natal/RN)
Encontro da Rede de Inovação da JE Coletivo Nordeste (Recife/PE)
FestLabs Nordeste (São Luiz/MA)
FestLabs Nacional (Belém/PA)
- 2024
Conexão Pública 2024 (São Luis, MA)
I Prêmio de Inovação Eleitoral (Brasília, DF)
Enastic JE (Belém, PA)
FestLabs (Rio de Janeiro, RJ)
- 2023
Enastic Justiça Eleitoral (Curitiba, PR)
Encontros da Rede Potiguar de Inovação (PotInova)
- 2022
FestLabs (Recife, PE)
| Ana Paula Barbosa dos Santos Araújo Nunes | Juíza Auxiliar da Presidência e Coordenadora do LIODS - Alzira Inova |
| Maria Ruth Bezerra Maia de Hollanda | Assessoria de Gestão Estratégica, Governança e Inovação e gestora do LIODS - Alzira Inova |
| Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo | Núcleo do Centro de Memória/GAPSJ |
| Osmar Fernandes de Oliveira Júnior | Coordenadoria de Sistemas Corporativos |
| Márcia Regina Miranda Clementino Medeiros | Assessoria Jurídica da Direção-Geral |
| Juliana Vieira Costa de Aguiar | Laboratório de Inovações e Desenvolvimento Sustentável - Alzira Inova |
| Andréa Carla Guedes Toscano Campos | Coordenadoria de Gestão da Informação |
| Radi Medeiros do Nascimento | Seção de Planejamento Orçamentário e Financeiro |
| Sara Angélica Oliveira Cardoso | Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial |
- Inovação - introdução e nivelamento conceitual (LIODS-JE, 2022)
- Gestão do conhecimento - definição e aplicação prática (LIODS-JE, 2022)
- Laboratórios de inovação - contextualização e atividades principais (LIODS-JE, 2022)
- Design Thinking - conceitos gerais e estudo de caso (LIODS-JE, 2022)
- Facilitação - conhecimentos básicos (LIODS-JE, 2022)
- Conceitos básicos sobre gamificação (LIODS-JE, 2022)
- Curso de inovação para formação de laboratoristas (EJud TRT21, 2023)
- Design Thinking aplicado à educação (EAD ENAP, 2023)
- Princípios do Design Thinking e inovação em governo (EAD autoinstrucional ENAP, 2023)
- Ágil no contexto do serviço público (EAD autoinstrucional ENAP, 2023)
- Cultura organizacional ágil aplicada ao contexto público (EAD ENAP, 2023)
- Design Thinking no serviço público (ESMARN TJRN, 2024)
- Curso Laboratórios de Inovação no Setor Público: Criação, Operação e Gestão (EAD EJE/ES, 2025)
Tem uma ideia inovadora ou um desafio que precisa de uma solução?
O LIODS Alzira Inova está pronto para ajudar você a transformar ideias em resultados. Se você possui um projeto inovador, identificou uma oportunidade de melhoria ou precisa do apoio do laboratório para desenvolver uma iniciativa, conte conosco.
Preencha o Formulário de Abertura de Demanda de Inovação e vamos construir essa solução juntos!
- 2026
| INICIATIVAS | ENTREGA |
| Continuação do projeto "Agenda pela Equidade e Diversidade" |
|
- 2025
| INICIATIVAS | ENTREGA |
| Continuação do projeto "Agenda pela Equidade e Diversidade" |
|
| Protocolo de cerimonial para eventos internos | Cerimonial LS - Eventos internos sem a presença de autoridades externas em PDF |
| Gibi A turma da Teca: Declarar importa! | Gibi em PDF |
|
Continuação do projeto: Fala, mulher
|
Guia “Fala, Mulher” - Simplificada e ilustrada Guia “Fala, Mulher” - Simplificada e ilustrada - versão resumida Guia “Fala, Mulher” - simplificada - versão resumida em HTML |
- 2024
| INICIATIVAS | ENTREGA |
| Projeto "Agenda pela Equidade e Diversidade" |
|
| Cartilha Linguagem Simples - Justiça Eleitoral: simples assim! | Cartilha em PDF |
| Protocolo de cerimonial em Linguagem Simples - Eleições Gerais | Cerimonial LS - Eleições Gerais em PDF |
| Protocolo de cerimonial em Linguagem Simples - Eleições Municipais | Cerimonial LS - Eleições Municipais em PDF |
| Manual de Expressões Eleitorais | Manual em PDF |
|
Linguagem Simples Projeto idealizado para adotar, no âmbito da JERN, a linguagem simples em documentos judiciais e administrativos, em cumprimento ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. Primeira Iniciativa: Propositura de ato normativo - Resolução TRE-RN n. 113/2023. 1ª Oficina -Sensibilização e prática - conceitos e orientações sobre a Política da Linguagem Simples para servidores do TRE e de zonas eleitorais, e aplicação do conhecimento sobre linguagem simples e inclusiva em documentos já existentes; 2ª e 3ª Oficinas - Oficinas específicas para elaboração de atos/decisões judiciais, do 1º e 2º Graus, com Linguagem Simples; 4ª Oficina - Linguagem Simples em Mandados - ainda em preparação. |
Documentos judiciais em LS com uso de Design Thinking
|
|
Projeto "Fala, mulher" Projeto idealizado para, em apoio à Ouvidoria da Mulher do TRE/RN, dar visibilidade ao órgão no combate à violência política de gênero nas Eleições Municipais de 2024. |
Proposta de melhoria do funcionamento da Ouvidoria da Mulher |
| Projeto "Eleições acessíveis: práticas educativas para inclusão – Parte 1: Visão" | Ação de acessibilidade na votação para os eleitores cegos |
| Projeto Tour Virtual (Meta 9/2024) | Vídeos para ações de cidadania |
2. PROJETOS COLABORATIVOS
2.1 PROJETO "TODO VOTO IMPORTA" - 2025
O projeto “Todo Voto Importa” foi uma iniciativa colaborativa da Rede Nordeste de Inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste, da qual também faz parte o TRE-PA, para a construção conjunta de protótipo de solução, utilizado como projeto voltado ao cumprimento da Meta 9 do CNJ, que buscou enfrentar um problema estrutural: a baixa qualidade e insuficiência de dados sobre eleitores com deficiência, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Partindo do reconhecimento de que a deficiência, somada à vulnerabilidade, amplia barreiras ao exercício da cidadania, o projeto propôs aprimorar a coleta, integração e análise desses dados, permitindo uma atuação mais estratégica e inclusiva da Justiça Eleitoral.
O objetivo central foi fortalecer o acesso desse público ao processo democrático, garantindo condições mais equitativas de participação por meio de políticas públicas baseadas em evidências.
Para isso, a iniciativa apostou em três frentes principais:
- integração de bases de dados públicas,
- monitoramento contínuo com indicadores de inclusão,
- desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitem a autodeclaração e o acesso aos serviços eleitorais.
Ao final, o projeto buscou não apenas melhorar registros cadastrais, mas transformar esses dados em ações concretas de inclusão, tornando o sistema eleitoral mais acessível, eficiente e sensível às reais necessidades da população com deficiência.
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1631
https://www.instagram.com/reels/DO6qL_Aku4C/
https://www.instagram.com/reels/DPTs5nZDh4l/
2.2 PROJETO "CADASTRO INTEGRADO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE" - 2025
O Projeto foi uma iniciativa desenvolvida pelo PotiLab - Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e pelo Alzira Inova do TRE-RN, com o objetivo de estruturar um banco de dados unificado e seguro que permitisse o mapeamento e o acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente aquelas vítimas de violência doméstica e familiar.
A iniciativa nasceu do reconhecimento de que o enfrentamento à violência contra a mulher ia além da tutela judicial. Após a concessão de medidas protetivas, muitas mulheres permanecem em situação de dependência econômica e do risco social, carecendo de ações institucionais coordenadas que promovam autonomia, empregabilidade e reintegração social.
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1718
2.3 PROJETO: "ACOLHIMENTO PARA A DIVERSIDADE NO PODER JUDICIÁRIO"
Projeto criado da parceria entre o TRE/RN, o TJRN, TRT 21 e o TRT 7 que estabeleceu diretrizes e procedimentos para o acolhimento e a alocação institucional de pessoas trans, travestis, não binárias e demais identidades de gênero no âmbito dos Tribunais do Poder Judiciário, garantindo respeito, dignidade e igualdade de oportunidades.
https://renovajud.cnj.jus.br/conteudo-publico?iniciativa=1720
2.4 PROJETO: "TJ UNIFICA - Linguagem Simples nas Varas de Família e Sucessões de Natal (Parceria TRE-RN/TJRN)"
O projeto visa adotar, no âmbito das Varas de Família e Sucessões de Natal (Justiça Estadual), a Linguagem Simples em documentos de despachos judiciais. O projeto foi realizado em colaboração com os laboratórios de inovação AlziraInova e PotiLab, garantindo uma abordagem multidisciplinar e inovadora.
https://renovajud.cnj.jus.br/projetos?item=list-iniciativas-projetos-list/978/87
3. SEMANA DE INOVAÇÃO:
3.1 - 2024 - 1ª SEMANA DE INOVAÇÃO
A 1a Semana de inovação do TRE-RN contou com a participação de chefes de cartório, servidores das Secretarias e convidados, para uma tarde de oficinas. As cinco oficinas foram conduzidas pela gerente do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), Carla Mota. Além disso, o servidor da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Ernane César de Oliveira, trouxe um projeto e óculos de realidade virtual para que os participantes pudessem experimentar como é possível unir o mundo real com o virtual em um ambiente de trabalho.
https://www.instagram.com/p/DDaZSZuSOHq/
3.2 - 2025 - 2ª SEMANA DE INOVAÇÃO
Com o tema: "Embarque rumo à inovação", o TRE-RN promoveu a 2a semana de inovação que teve como propósito fortalecer a inovação como valor institucional, consolidar as bases de uma cultura inovadora entre magistrados e servidores e dar visibilidade às iniciativas já desenvolvidas no âmbito do Tribunal. No evento ocorreu a cerimônia de premiação do 1º Selo Alzira Inova, reconhecimento destinado a iniciativas que se destacaram pela criatividade, impacto e contribuição para a modernização institucional.
https://www.tre-rn.jus.br/comunicacao/noticias/2026/Marco/tre-rn-realiza-2a-semana-de-inovacao
1º Selo Alzira Inova é um reconhecimento destinado a iniciativas que se destacaram pela criatividade, impacto e contribuição para a modernização institucional.
Os projetos vencedores da 1ª edição foram:
• “Automação do Processo: Declaração de Comparecimento Médico – Ausência Integral”, desenvolvido pela equipe de servidores do TRE-RN composta por Walbercy Costa, Priscila Dantas, Flauber Cândido, George Barbalho, Adriano
Benício e José Edson. A solução promoveu a automatização do fluxo processual, tornando-o mais célere, reduzindo falhas no momento do protocolo e diminuindo a necessidade de diligências. O formulário disponibilizado no sistema workflow passou a contemplar todos os campos obrigatórios para a formalização do requerimento, proporcionando maior facilidade aos usuários e significativa otimização no tempo de conclusão dos processos;
• “Sala do Empreendedor Digital — Transformação Tecnológica e Ampliação do Acesso aos Serviços”, iniciativa desenvolvida por Luiz Nazareno de Souza, consultor do SEBRAE/RN, em parceria com agentes de desenvolvimento dos
municípios de Messias Targino, Janduís, Serra Negra do Norte, Assú, Baía Formosa, Goianinha, São Tomé, São Paulo do Potengi, Cerro Corá e Taipu. A ação viabiliza o acesso ao autoatendimento eleitoral, por meio do Título Net, nas Salas do Empreendedor de dez municípios do Estado, ampliando o alcance dos serviços da Justiça Eleitoral, especialmente junto a públicos como jovens, mulheres, trabalhadores informais e comunidades rurais.
- 1ª Edição 2025
- 2ª Edição 2026